Coimbra pode vir a ter três candidaturas independentes

Ex-bastonário da Ordem dos Médicos não conseguiu o apoio do Cidadãos Por Coimbra e lançou o seu próprio movimento independente. CPC ainda não tem candidato. Norberto Pires gostava que fosse ele.

Foto
Câmara de Coimbra é governada pelo PS com maioria relativa e apoio pontual do vereador da CDU PAULO RICCA / PUBLICO

Os eleitores de Coimbra podem vir a ser surpreendidos com três candidaturas independentes nas autárquicas deste ano. Para já, apenas José Manuel Silva apresentou candidatura. O movimento de Cidadãos Por Coimbra (CPC), que em 2013 elegeu Ferreira da Silva como vereador, ainda não tem candidato. O movimento enfrenta uma crise interna, que tem muito a ver com a candidatura à Câmara do ex-bastonário da Ordem dos Médicos, uma vez que Ferreira da Silva está indisponível para voltar a ser candidato, como disse ao PÚBLICO.

“Quando houve uma proposta de alargamento do Cidadãos Por Coimbra, no sentido de trabalharmos para uma candidatura única, era evidente que tínhamos que falar com José Manuel Silva”, sublinha o vereador, negando que “tenha havido qualquer negócio” com o entretanto candidato assumido. Certo é que, mal se apresentou a ideia, ouviu-se um coro de críticas, sobretudo do sector da área do Bloco de Esquerda no CPC, que logo opuseram que José Manuel Silva era de direita, contra a eutanásia e contra o aborto.

Ferreira da Silva, que presidiu ao conselho regional do Centro da Ordem dos Advogados entre 1999 e 2004 e depois à associação República do Direito, defende que o CPC devia alargar a base de apoio e posicionar-se nestas eleições como uma alternativa aos partidos. “Aparentemente, os sinais apontam em sentido contrário e é provável que essa tendência vença”, diz, considerando que, se o “movimento se alargasse, seria possível travar o domínio dos partidos que estão no poder há 40 anos e que só têm trazido má governação” a Coimbra.

Para este sábado, está agendado um plenário em que será feito o ponto da situação da candidatura, ainda sem cabeça de lista, do CPC e eleita a nova direcção do movimento. Concorre apenas uma lista, onde é notória a preponderância do Bloco de Esquerda.

Outra candidatura independente, não necessariamente com o apoio do CPC, pode vir a ser protagonizada pelo ex-militante do PSD, Norberto Pires. O professor universitário, que é considerado uma referência na área da robótica em Portugal, assume, no entanto, que só irá a jogo, se tiver a “percepção de que o projecto, que está centrado no interesse da cidade, sairá vencedor”. “Não me interessa nada concorrer só para ser vereador, porque assim não podia alterar nada. Interessa-me um cenário em que as coisas se possam ganhar”, afirma.

Ao PÚBLICO, o académico, que vai ao plenário do CPC deste sábado, comentou que “nenhuma das candidaturas no terreno resolve os problemas da cidade”. E critica a candidatura do ex-bastonário da Ordem dos Médicos, afirmando que "as câmaras não se ganham com estrelas, mas com projectos que reúnam os melhores”. “A candidatura de José Manuel Silva é negativa. Ele não tem uma ideia, um pensamento sobre Coimbra, nunca escreveu uma linha sobre a cidade”. “Ninguém sabe o que ele pensa sobre Coimbra, ao contrário de Rui Moreira que, quando apareceu, toda a gente sabia o que é que ele pensava do Porto. Ele apareceu promovido por Rui Rio”, insurge-se.

O socialista Manuel Machado é o presidente da Câmara de Coimbra e recandidata-se ao cargo. Outro candidato já conhecido é o médico e ex-governador civil Jaime Ramos, que lidera a lista da coligação PSD/CDS/PPM.

Sugerir correcção
Comentar