CDS quer demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Telmo Correia lembra que a Galp, que pagou viagem do governante ao Euro 2016, tem um "conflito público com o Estado".

Foto
Fernando Rocha Andrade Enric Vives-Rubio

O CDS pediu esta quarta-feira a demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por considerar "reprovável e grave" que tenha viajado a convite da Galp para assistir a jogos da selecção de futebol no Campeonato Europeu de Futebol de 2016.

"É um procedimento reprovável e não é de maneira nenhuma aceitável. A situação é reprovável e grave", afirmou à agência Lusa o deputado e vice-presidente do CDS Telmo Correia, lembrando que a Galp tem um "conflito público com o Estado". Para o CDS, o primeiro-ministro "deve esclarecer como vê a permanência de um secretário de Estado nestas condições no Governo". Além disso, o CDS quer o secretário de Estado tire "as consequências óbvias do seu comportamento", afirmando que essas consequências são a demissão do cargo.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais veio já dizer que pretende reembolsar a Galp da despesa da viagem para assistir a jogos da selecção no Campeonato da Europa, embora encare com normalidade ter aceitado o convite da empresa. Numa nota enviada à comunicação social pelo gabinete de imprensa do Ministério das Finanças, o secretário de Estado confirma que aceitou o convite feito pela Galp, "enquanto entidade patrocinadora da selecção nacional", para assistir a dois jogos.

O governante sublinha que "considerou o convite natural, dentro da adequação social" e entende que "não existe conflito de interesses".
"No entanto, para que não restem dúvidas sobre a independência do Governo e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, o secretário de Estado contactou a Galp no sentido de reembolsar a empresa da despesa efectuada", refere o Ministério das Finanças.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários