Cavaco recusou liderar negociação com a troika

O livro Quinta-feira e Outros Dias foi lançado nesta quinta-feira. O seu autor chama-se Cavaco Silva. A obra consiste no relato comentado das suas relações enquanto Presidente com o primeiro-ministro Sócrates.

Fotogaleria
Cavaco Silva e José Sócrates em Janeiro de 2010, na abertura do ano judicial Daniel Rocha
Fotogaleria
asm ADRIANO MIRANDA
Fotogaleria
Melanie Map's
Fotogaleria
Melanie Map's
Fotogaleria
Daniel Rocha
Fotogaleria
Daniel Rocha
Fotogaleria
Daniel Rocha

É assumido com todas as letras pelo próprio no seu livro Quinta-feira e Outros Dias: Cavaco Silva recusou, em mais de uma conversa com José Sócrates, ser ele, Presidente da República, em vez de ser o primeiro-ministro, a liderar as conversações com os partidos portugueses para conseguir consenso em relação aos conteúdos do memorando de entendimento em Abril e Maio de 2011, negociado com a troika. E garante mesmo que lhe respondeu que isso seria um absurdo.

O episódio passa-se já depois da demissão de José Sócrates, após o Parlamento ter chumbado o PEC IV. Mais precisamente versa o relato feito pelo ex-Presidente da República sobre como decorreram as relações com Sócrates em período pré-eleitoral, quando o país se aproximava da bancarrota, sem que o primeiro-ministro demissionário aceitasse negociar o acordo que veio a ser assinado a 17 de Maio de 2011 com a troika formada pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo Fundo Monetário Internacional.

Cavaco não esconde os esforços para obrigar Sócrates a pedir o auxílio financeiro, nem a forma como teve, segundo o seu relato, de insistir para que as negociações fossem possíveis e houvesse acordo. “Voltei a recordar-lhe que, na fase da redacção em pormenor do texto do acordo, o Governo deveria falar com o PSD e com o CDS-PP. Respondeu-me que não negociava com quem recusara negociar o PEC 4 e insistiu que devia ser o Presidente da República a fazê-lo”, escreve Cavaco.

De seguida, conta o que respondeu: “Respondi-lhe que eu não faria diligências absurdas. Lembrei-lhe que o Presidente da República não tinha competência nem meios para o efeito e acrescentei que o Governo não podia fugir às suas responsabilidades.”

No relato que Cavaco faz das conversas com Sócrates neste período, há um ou outro pormenor de relevo sobre o que o ex-Presidente recorda sobre o comportamento do ex-primeiro-ministro. A saber: Sócrates propôs-lhe que nomeasse outro primeiro-ministro.

“A reacção do primeiro-ministro, dizendo que, se eu considerasse que ele não estava a lidar bem com o problema da obtenção dos meios de financiamento do Estado, poderia nomear um outro governo, ao qual nem o PS nem ele próprio colocariam quaisquer obstáculos, levou-me a responder-lhe com alguma dureza”, lembra Cavaco. E acrescenta a sua resposta: “Senhor primeiro-ministro, não vale a pena desviar a conversa e falar em absurdos constitucionais.”

E justifica: “Vinquei que o Governo não podia, de forma alguma, nos termos constitucionais e legais, eximir-se ao cumprimento das suas responsabilidades na gestão dos negócios do país. Devia actuar para que não ocorresse qualquer situação de incumprimento das obrigações da República.”

Um retrato de Sócrates

Neste livro o ex-Presidente recorda os seus dois mandatos e aborda o período em que coabitou com o primeiro-ministro José Sócrates, ou seja, desde que entrou no Palácio de Belém, a 9 de Março de 2006, até que o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, saiu vitorioso nas eleições de 5 de Junho de 2011. Para o futuro está prometido um segundo volume que abordará o período subsequente: o das relações com Passos Coelho e com António Costa.

Tendo este marco temporal, seria difícil não acontecer o que é uma evidência ao longo das 577 páginas que compõem o volume: o protagonista é Sócrates. E a leitura do livro reflecte como este é uma arma de arremesso contra o antigo primeiro-ministro. A apreciação que Cavaco dele faz é desenvolvida nos comentários que vai deixando ao longo do seu relato de seis anos de coabitação, caso a caso, capítulo a capítulo.

E a conclusão que resulta da leitura da visão do ex-Presidente sobre o seu primeiro-ministro é a de que sobre ele faz uma avaliação muitíssimo negativa. Os comentários e apreciações são inúmeros. “Frequentemente, as palavras não se conformavam à realidade dos factos e passei a olhar desconfiado para as ‘boas notícias’ do primeiro-ministro”, diz Cavaco. Mais à frente afirma: “Foi logo nestas primeiras reuniões que me apercebi da sua resistência ao diálogo e entendimento com os partidos da oposição, da tendência para ver os seus críticos como inimigos e da grande sensibilidade ao que a comunicação social dele dizia, o que me levou a aconselhá-lo a que a ignorasse e se concentrasse na resolução dos problemas do país.”

Esse padrão está patente em passagens como aquela em relação ao período de crise económica em que confessa que ficou “com a ideia de que o primeiro-ministro não sabia o que fazer”. Ou ainda quando, depois de frisar a sua oposição à política do betão, sobre a qual diz mesmo que defendeu várias vezes que “não era através da construção de auto-estradas, para as quais não havia trânsito, que [se] iria resolver os graves problemas da economia portuguesa”, desabafa: “O primeiro-ministro insistiu na sua posição. Fiquei com a ideia de que a crise económica estava a afectar a sua racionalidade.”

Contra a política do betão

Uma das constantes do livro é a oposição de Cavaco à política centrada no investimento do Estado em obras públicas de grande porte – desde a oposição às PPP para a construção de auto-estradas até à forma como derrotou a opção de construir o novo aeroporto na OTA. “Colocava-se-me uma interrogação: por que é que o primeiro-ministro e o ministro da tutela teimavam em defender a Ota como a melhor localização?”, pergunta. Também expressa a sua frontal recusa em concordar com o projecto do TGV: “Não era exactamente por falta de investimento que Portugal tinha vindo a afastar-se da média de desenvolvimento da União Europeia. O que tínhamos, em Portugal, eram muitos investimentos ineficientes, quer no sector privado, quer no sector público. O TGV iria ser mais um deles, pela simples razão de que não teria tráfego suficiente e os custos nunca conseguiriam ser cobertos pelas receitas.”

Os momentos de tensão do seu mandato no período Sócrates estão todos relatados e comentados: OTA, vigilâncias a Belém, Estatuto dos Açores. Mas o livro é rico em pormenores, da perspectiva do Presidente, da crise da dívida que se desenrola a partir de 2009 e que começa a ser evidente em 2010.

É, aliás, a propósito da descrição das negociações entre Sócrates e a então líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, para a aprovação do Orçamento de 2010 que Cavaco comenta: “No fim de um processo que teve cenas caricatas, reforcei a ideia de que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças já não sabiam como sair da situação a que tinham conduzido o país – insustentabilidade das finanças públicas, aumento da dívida pública, dívida externa que não parava de crescer, falta de competitividade da economia. Encontravam-se numa situação de fuga para a frente e até parecia que não se importariam que ocorresse uma grave crise política, mesmo que o PS acabasse por perder com isso.”

Sugerir correcção
Ler 10 comentários