Cartas ao director

Os amigos de Cavaco Silva

Na reportagem realizada pela SIC sobre os escândalos bancários, é possível encontrar um enorme rol de importantes figuras nacionais, incluindo ex-ministros, gestores de renome e empresários. Curiosamente, muitas das personagens em causa foram condecorados por Cavaco Silva e são na sua maioria seus amigos pessoais. Num próximo livro, o ex-Presidente da República poderia aproveitar a sua capacidade de registo, que ele considera impar, para divulgar as conversas privadas com Zeinal Bava, Dias Loureiro, Ricardo Salgado e Oliveira e Costa, explicando pormenorizadamente aos portugueses como se consegue vender acções de um banco à beira da falência acima do seu valor de mercado.

Por outro lado, também poderia criar um capítulo dedicado aos relatórios de alerta para a situação de pré-falência do BES, explicando como se salvaguarda o interesse dos amigos a expensas dos contribuintes. Além disso, seria interessante perceber quais as razões que o levaram a nomear como seus ministros, conselheiros de Estado e inclusivamente condecorar alguns dos maiores corruptos nacionais. Por último, os portugueses gostariam de saber o teor das conversas tidas nas reuniões de Conselho de Estado, local onde uma enorme panóplia de importantes personalidades da sociedade civil se reunia para discutir o Estado da nação. Durante todos estes anos, das reuniões pouco ou nada de extraiu de positivo para o país, com excepção da discussão das ementas para o jantar.  

João António do Poço Ramos, Póvoa do Varzim

Despachar a matar

A pena de morte há muito que devia ter sido abolida! Estamos no século XXI, afinal! Os EUA, um país moderno, rico, desenvolvido, ainda não se libertou dessa antiga e medieval mentalidade de castigar o ser humano com a pena capital. No pólo oposto, a Noruega ou mesmo a Espanha, podem gabar-se de ter luxuosos centros prisionais onde as condições na vida da prisão imitam as da vida em liberdade: "os presos têm horários definidos, atividades, recebem formação e são encorajados a estudar à distância. Cozinham as próprias refeições e fazem desporto. Têm aulas de música e um estúdio de gravação ao dispor. Os guardas não estão armados e participam nas atividades de equipa, de forma a criar um sentido de comunidade".

Fiquei indignada ao saber, através da leitura do PÚBLICO que, nos EUA (Estado do Arkansas), a pena de morte não só continua a ser praticada como, num prazo de 10 dias, se vão executar oito pessoas . É que uma das substâncias presentes na composição da injeção letal tem o prazo de validade a terminar... E a indústria farmacêutica não irá vender mais produtos com este fim. Há, pois, que eliminar quanto antes.

Céu Mota, Santa Maria da Feira 

Sugerir correcção
Comentar