BE não concorre em Coimbra em 2017 e apoia movimento de cidadãos

Os bloquistas não vão apresentar candidatura autárquica em Coimbra no próximo ano, tal como 2013.

Foto
Em Coimbra, o Bloco não terá candidato Paulo Ricca

O Bloco de Esquerda (BE) não apresenta candidatura à Câmara de Coimbra nas eleições autárquicas de 2017, apoiando o movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), anunciou hoje a Coordenadora Concelhia do partido.

Os eleitos e militantes do BE “continuarão a procurar constituir-se como fortes esteios da ação política, no âmbito da candidatura alargada de cidadã(o)s, contribuindo de forma ativa para a construção e implementação do seu programa de ação” nas próximas autárquicas, afirma o BE em Coimbra, num comunicado hoje divulgado, a propósito da eleição da sua nova Coordenadora Concelhia.

“A nível concelhio, a tarefa prioritária será a preparação das próximas eleições autárquicas”, nas quais o Bloco se empenhará na “participação na candidatura alargada de cidadã(o)s que dê continuidade aos aspetos positivos da candidatura” do CpC, “alargando-a, dentro do possível, a mais freguesias”, afirma o comunicado.

“Será desejável reforçar o apoio e a coordenação” dos eleitos e estimular a participação regular de todos os integrantes nas listas do Movimento Cívico CpC, sublinha.

Na relação com movimentos sociais e de cidadãos, “o BE sempre recusou o sectarismo, privilegiando uma atitude de franco e aberto diálogo, na procura do que é essencial a máxima convergência programática, mobilizadora da cidadania e da ação política, numa relação de confiança e de respeito pelas diferenças”, acrescenta.

“Esta é a linha de rumo que adotamos no CpC e pela qual continuaremos a pautar a nossa intervenção”, assegura o BE.

Nas eleições autárquicas de 2013, o Bloco de Esquerda também não apresentou candidaturas próprias à Câmara e Assembleia municipais e às freguesias de Coimbra, tendo apoiado e integrado as listas do CpC.

O Movimento Cívico CPC elegeu, em 2013 (primeira vez que concorreu a eleições), um vereador para o executivo municipal, que é formado por 11 eleitos, e quatro membros para a Assembleia Municipal, e está representado em seis das 18 freguesias e uniões de freguesia do município de Coimbra.

O CpC promove na manhã e tarde de sábado, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, as suas IV Jornadas Cidadãs, abertas a todos os interessados, durante as quais decidirá sobre “a apresentação de uma nova candidatura às eleições autárquicas de 2017”.

O executivo municipal de Coimbra, cuja maioria foi reconquistada pelo PS ao PSD em 2013, é constituído por cinco socialistas, quatro sociais-democratas (eleitos no âmbito da coligação PSD/PPM/MPT) e um vereador da CDU, para além do representante do CpC.

Sugerir correcção
Comentar