Medina apresenta candidatura a Lisboa e anuncia propostas na área do arrendamento local

Intervindo na apresentação da sua candidatura, Fernando Medina anunciou que a comissão de honra da candidatura “Lisboa precisa de todos” é presidida pelo fadista Carlos do Carmo, enquanto a fadista Mariza foi eleita como mandatária.

Foto
Fernando Medina apresentou a sua recandidatura Enric Vives-Rubio

O candidato socialista à presidência da Câmara de Lisboa vai contar com o apoio do Livre e dos movimentos independentes Cidadãos por Lisboa e Lisboa é Muita Gente, segundo o cartaz da candidatura, denominada “Lisboa precisa de todos”.

Fernando Medina, que é presidente da Câmara de Lisboa desde 6 de Abril 2015 – data em que substituiu nestas funções o primeiro-ministro e líder socialista, António Costa – apresentou hoje a sua candidatura perante militantes e simpatizantes no recentemente reabilitado Palácio Galveias, em Lisboa.

O candidato do PS à presidência da Câmara de Lisboa disse que vai a eleições com “um só fim”, que é o de “servir Lisboa e servir os lisboetas”, vincando que também o faz porque “cumpriu promessas”.“Candidato-me com um só fim: servir Lisboa e servir os lisboetas. Quero dedicar o melhor das minhas energias, do meu saber e do meu empenho a servir Lisboa e os lisboetas”, afirmou Fernando Medina.

Outra das razões apontadas pelo autarca foi a “confiança de pertencer e de liderar uma equipa que cumpriu promessas”. "Quatro anos depois, Lisboa está hoje mais forte, mais competitiva, mais coesa, mais aberta ao mundo", disse o autarca confessando saber que há desafios antigos que ainda não foram resolvidos. "E sabemos bem que há novos desafios para que temos que encontrar resposta". 

Assim, a prioridade central do seu mandato, assume Medina, será combater a "intranquilidade e incerteza" intolerável provocada pela "nova Lei das Rendas, que precarizou por completo as relações contratuais, com o aumento do investimento externo e do turismo" e que está "a fazer reduzir a disponibilidade de habitação a preços acessíveis na cidade e está a causar a instabilidade na vida de muitos".

"Fruto da Lei das Rendas, e da generalização dos contratos de curta duração, muitos vivem hoje na insegurança e na incerteza sobre a sua via futura. Quando terei que sair das minha casa? Conseguirei arranjar outra? Quanto irei pagar? Como vou organizar a minha vida e dos meus filhos? Estas são as perguntas de muitos hoje na cidade", elencou o autarca, mostrando que conhece as angústias dos Lisboetas.

E continuou: "Irei por isso propor ao Governo que seja criada a figura do 'contrato de arrendamento de longa duração' ou de 'duração indeterminada', que tenha um regime fiscal muito mais favorável para quem investe. Ganham os senhorios, pois terão ao seu dispor uma nova forma mais estável e rentável de aplicar o património. Ganha a cidade, pois terá mais habitantes, de várias origens sociais, com mais qualidade de vida. E ganham sobretudo as famílias, porque Lisboa precisa que a casa de família seja fonte de estabilidade e não de precariedade ou de ansiedade com o dia seguinte."

O PS tem vindo a contar, desde 2009, com o apoio dos movimentos independentes Cidadãos por Lisboa (liderado por Helena Roseta) e Lisboa é Muita Gente (encabeçado por José Sá Fernandes), mas estes acordos ainda não estavam confirmados para as próximas eleições autárquicas.

Intervindo na apresentação da sua candidatura, Fernando Medina anunciou que a comissão de honra da candidatura “Lisboa precisa de todos” é presidida pelo fadista Carlos do Carmo, enquanto a fadista Mariza foi eleita como mandatária.

Elogios de Costa

António Costa, que também fez um discurso na apresentação, disse que Fernando Medina é o único candidato à Câmara de Lisboa", que vencerá as eleições "por mérito próprio", porque teve a coragem de ultrapassar a herança recebida.

"Fernando Medina será um presidente da Câmara de Lisboa por mérito próprio", acentuou António Costa, actual primeiro-ministro e presidente da Câmara de Lisboa entre 2007 e 2015, no breve discurso que fez no Jardim do Palácio Galveias, durante a sessão de apresentação da candidatura socialista à presidência da autarquia da capital.

Na sua intervenção, António Costa falou quase exclusivamente sobre as principais qualidades de Fernando Medina, o dirigente do PS que lhe sucedeu na presidência da câmara de Lisboa a partir de Abril de 2015. "Não sei se já repararam, mas Fernando Medina é o único que é verdadeiramente candidato a presidente da Câmara de Lisboa, porque há aqueles que concorrem para recuperar um mandato que por sectarismo perderam em 2007 e há outros que concorrem para procurar manter os mandatos que têm. Depois, há outros que concorrem para saber quem é hoje mais popular na direita portuguesa aqui na cidade", justificou o líder socialista.

De acordo com o secretário-geral do PS, Fernando Medina é em primeiro lugar "um agregador de vontades", o que disse estar bem simbolizado na mandatária da candidatura, a fadista Mariza, que "fez a ponte no fado entre as gerações mais velhas e mais novas, combinando inovação de tradição".

Com o ex-candidato presidencial Manuel Alegre sentado na primeira fila, assim como Manuela Eanes, mulher do general Ramalho Eanes, sentados na primeira fila, António Costa defendeu depois que o seu sucessor na Câmara de Lisboa se caracterizou como tendo "uma visão de cidade".

"Uma visão que soube transformar em realidade", disse, dando como exemplos as obras de requalificação da Avenida da República, do Bairro Padre Cruz, do Cais do Sodré, ou dos Jardins do Palácio Galveias.

Aqui, neste ponto, Costa deixou mais um elogio ao antigo secretário de Estado dos executivos de José Sócrates. Para o actual primeiro-ministro, Fernando Medina "não se limitou a gerir a herança que recebeu" quando assumiu a presidência da Câmara, "tendo a coragem de fazer obra".

Nas primeiras filas da plateia estavam também os ministros das Finanças, Mário Centeno, da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Mar, Ana Paula Vitorino, e Adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita.

Compareceram ainda a esta sessão antigos ministros socialistas como Correia de Campos, Jorge Coelho ou António Vitorino, assim como Isabel Soares, filha do antigo Presidente da República Mário Soares, e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 1 de Outubro, concorrem também à presidência da Câmara de Lisboa Assunção Cristas (líder do CDS-PP), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE) e Teresa Leal Coelho (PSD).

Pelo PAN e pelo partido Nós, Cidadãos! as candidatas são, respectivamente, Inês Sousa Real e Joana Amaral Dias. Com Sónia Sapage

Sugerir correcção
Ler 5 comentários