Guterres vence nova votação para secretário-geral da ONU

Em Outubro haverá um escrutínio em que se saberá a decisão dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança. Até lá, nova votação a 26 deste mês.

Foto
Guterres continua na frente das votações para a liderança da ONU Miguel Manso

A candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas foi a mais votada nesta sexta-feira na quarta ronda de avaliação dos 15 países membros do Conselho de Segurança da organização. Também nas votações anteriores, o antigo primeiro-ministro português foi o que mais apoios reuniu.

Guterres obteve 12 votos de encorajamento, que equivalem a “sim”, dois de desencorajamento, ou seja, “não” e um sem opinião, que se pode traduzir por abstenção, segundo dados não oficiais revelados a meio da tarde em Nova Iorque. O ex-Alto-Comissário para os Refugiados das Nações Unidas, cargo que ocupou entre 2005 e 2015, obteve, assim, a melhor classificação das quatro votações já realizadas.

Os 12 votos a favor obtidos esta sexta-feira pela candidatura de António Guterres igualam o seu melhor “score”, na votação de 21 de Julho. Já nas votações de 5 e 29 de Agosto, foram 11 os Estados que apoiaram a sua eleição. Mas esta sexta-feira, houve dois votos “não” e um sem opinião o que, face à contagem de 29 do mês passado, revela a passagem de um voto negativo para um parecer favorável. A trajectória destas votações só permite uma conclusão: a existência de uma coerência nos apoiantes de Guterres, com os votos favoráveis nos quatro escrutínios já realizados a serem sempre superiores a dois terços dos Estados representados no Conselho de Segurança.

Na segunda posição desta sexta-feira, voltou a situar-se o ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslováquia, Miroslav Lajcak, com 10 votos de encorajamento (nove e 29 de Agosto), quatro de desencorajamento (5) e uma abstenção. No terceiro posto surge a candidatura do macedónio Srgjam Kirim, antigo presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, com nove “sim”, quatro “não” e dois sem opinião.

A primeira mulher, Irina Bukova, da Bulgária, directora-geral da Unesco, foi a quinta preferida na votação desta sexta-feira, como sete encorajamentos, cinco desencorajamentos e três abstenções.

A quinta votação está marcada para 26 de Setembro, sendo concluída, então, esta fase de apreciação das candidaturas. Em Outubro, ainda em data não definida, decorre o primeiro escrutínio com votos coloridos dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança: China, França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia. Estes cinco países fazem constar o seu sentido de voto através de cores – verde, sim; vermelho, não; amarelo, sem opinião ou abstenção – tornando finalmente clara a sua opção e, deste modo, determinando outros alinhamentos.

PÚBLICO -
Aumentar

Uma vez obtido o consenso quanto ao candidato, o Conselho de Segurança recomenda a sua aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O vencedor sucede ao sul-coreano Ban Ki-moon e entra em funções a 1 de Janeiro do próximo ano.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários