António Costa rejeita rever leis eleitorais nesta legislatura

Primeiro-ministro rejeitou assim a proposta do PSD.

Foto
Costa esteve reunido com os autarcas do distrito de Viana do Castelo Nuno Ferreira Santos

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, recusou esta quinta-feira rever as leis eleitorais durante esta legislatura, dizendo assim não à proposta apresentada pelo PSD. "Não há nesta legislatura qualquer condição para fazer uma alteração das leis eleitorais", disse António Costa na sede do PS, em Lisboa, no momento da entrega da sua moção de estratégia global ao congresso do PS que decorre entre 3 e 5 de Junho.

No mesmo momento em que entregou a moção Cumprir a alternativa, consolidar a esperança, António Costa entregou as assinaturas para se recandidatar a secretário-geral. Ladeado pelo seu mandatário, Duarte Cordeiro, António Costa esclareceu que para o PS a prioridade em termos de sistema político é a descentralização.

Um dos argumentos apresentados pelo secretário-geral do PS e primeiro-ministro para rejeitar um acordo de revisão eleitoral com o PSD foi o facto de que esse compromisso foi assumido por si ao assinar os acordos bilaterais com o PCP, o BE e o PEV. "Aliás, isso faz parte dos acordos que estabelecemos com os demais partidos políticos", frisou Costa.

A moção de António Costa foi elaborada por uma equipa coordenada pela secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendonça Mendes. O redactor foi o eurodeputado Pedro Silva Pereira. A equipa era também integrada por Paulo Pedroso, João Galamba, João Tiago Silveira, Porfírio Silva, Eduardo Cabrita e Rui Santos.

Segundo António Costa, a moção está estruturada em quatro capítulos: cumprir a alternativa, relançamento do projecto europeu, reforço da autonomia e da descentralização, abertura do PS à sociedade e rejuvenescimento.

O líder do PS assumiu como próximas batalhas dos socialistas as eleições regionais e as eleições autárquicas, frisando que é objectivo do partido manter a presidência da maioria das câmaras.

Na sexta-feira à noite, António Costa apresenta a sua moção em Braga. No sábado estará em Viseu. A 14 de Maio será a vez de Faro, à tarde, e a de Elvas, à noite. Já dia 18 será a vez de Lisboa, dois dias antes do início das eleições directas para secretário-geral.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários