António Costa recebe partidos para marcar autárquicas

Data avançada por Marcelo Rebelo de Sousa é 1 de Outubro.

Foto
António Costa vai ouvir partidos LUSA/MIGUEL A. LOPES

O primeiro-ministro recebe na segunda-feira e na quarta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar antes de marcar uma data para a realização das próximas eleições autárquicas. As audiências com os partidos com representação parlamentar (PSD, PS, Bloco de Esquerda, CDS-PP, PCP, Os Verdes e PAN) são interrompidas por um dia, na terça-feira, em virtude da visita oficial que o primeiro-ministro vai realizar à Região Autónoma da Madeira.

Pela parte do executivo, a intenção do Governo, a quem cabe a marcação do dia das eleições autárquicas, “é escolher a data que reunir o maior consenso possível” entre as diferentes forças políticas, disse fonte do Governo citada pela agência Lusa. Nestas audiências, até agora, tem sido habitual que cada força política indique ao Governo das datas: uma preferencial e outra alternativa.

“O primeiro-ministro quer concluir este processo de escolha da data das eleições autárquicas com a maior antecedência possível para que não haja qualquer ruído. Em 2013, o anterior Governo recebeu os partidos em Julho e as eleições foram marcadas para 29 de Setembro”, apontou ainda a mesma fonte do executivo

Nos últimos dias e apesar de não estar entre as suas responsabilidades, o Presidente da República deixou escapar que as eleições deveriam ser marcadas para 1 de Outubro. 

Sugerir correcção
Comentar