Açores recebem primeiro-ministro com Base das Lajes no topo da agenda

Costa leva sete ministros e uma secretária de Estado à visita de três dias aos Açores, com o executivo açoriano à espera de uma solução para a ilha Terceira.

Foto
António Costa inicia nesta sexta-feira uma visita aos Açores PAULO PIMENTA

O primeiro-ministro António Costa inicia esta sexta-feira uma visita de três dias ao arquipélago dos Açores, chefiando uma comitiva que integra sete ministros e uma secretária de Estado. No topo da agenda, está o Plano de Revitalização Económica da ilha Terceira (PREIT), que o executivo açoriano pretende que seja implementado, para fazer face aos impactos económicos e sociais resultantes da redução do efectivo norte-americano na Base das Lajes.

Fonte do executivo açoriano contou ao PÚBLICO que a região pretende uma clarificação de Lisboa, em relação ao PREIT, que propõe um investimento anual a rondar os 175 milhões de euros, durante os próximos 15 anos, para minimizar o impacto negativo do decréscimo gradual da presença militar dos Estados Unidos na base aérea.

Costa, acompanhado pelos ministros da Defesa (José Azeredo Lopes), dos Negócios Estrangeiros (Augusto Santos Silva), da Saúde (Adalberto Campos Fernandes), da Ciência e Tecnologia (Manuel Heitor), do Planeamento e das Infraestruturas (Pedro Marques), do Mar (Ana Paula Vitorino), do Adjunto (Eduardo Cabrita) e pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, começa a visita precisamente pela ilha Terceira, onde poderá assumir compromissos sobre este dossier.

À Agência Lusa, fonte do gabinete do primeiro-ministro admite que possam ser anunciadas novidades sobre a Base das Lajes. Certo, é que a meio da tarde a comitiva visita a Base Aérea n.º 4, onde António Costa deverá reafirmar a vontade do executivo de “dar continuidade aos esforços diplomáticos que têm sido feitos nos últimos anos”.

Sobre a mesa estão várias soluções, face à decisão de Washington de desinvestir na base. Uma delas, de acordo com a mesma fonte, passa pela diversificação das actividades na ilha, através do aproveitamento das infra-estruturas existentes nas Lajes para projectos de investigação científica. A ideia do Governo é celebrar protocolos com universidades norte-americanos, mas a intenção pode ficar curta perante as reivindicações do executivo de Ponta Delgada que, através dos deputados do PS-Açores em São Bento, entregaram uma proposta de resolução a recomendar a aplicação do PREIT.

Outra questão prioritária para o executivo chefiado pelo socialista Vasco Cordeiro, é o impacto económico da aplicação das quotas comunitárias à agricultura do arquipélago, principalmente no que toca à produção leiteira.

Os dois assuntos, deverão ser resolvidos ainda na Terceira, durante a reunião entre os dois governos, marcada para o Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo. Uma oportunidade também para desbloquear questões relacionadas com o acesso dos açorianos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). A reciprocidade dos sistemas de saúde regionais com o SNS foi aprovada no Orçamento de Estado para este ano, faltando agora resolver questões de pormenor.

Depois da ida às Lajes, a comitiva voa para a Graciosa onde António Costa visita um projecto alemão ligado às energias renováveis, deslocando-se no dia seguinte ao Observatório de Investigação Climática do Atlântico Nordeste, que os Açores querem que seja um polo internacional nesta área científica.

Costa viaja, ainda no sábado, para o Faial, para visitar a Universidade dos Açores e apresentar cumprimentos à presidente do parlamento regional, Ana Luís, antes de rumar para São Miguel onde vai encontrar-se com industriais e representantes das federações da pesca e da agricultura.

A visita, a segunda que Costa faz a uma região autónoma, depois de ter ido em Março à Madeira, termina domingo, Dia do Trabalhador, que o primeiro-ministro assinala com um encontro com as centrais sindicais açorianas. 

Sugerir correcção
Comentar