2009, o ano em que os partidos bateram o recorde dos 100 milhões

Três actos eleitorais e as habituais subvenções partidárias ainda sem cortes levaram ao montante recebido pelos partidos mais elevado de que há memória.

Foto
As três campanhas eleitorais de 2009 deram prejuízo ao PS ADRIANO MIRANDA

Foi um ano muito cansativo para os partidos e muito caro para os contribuintes: em 2009, os 15 partidos que apresentaram contas receberam mais de 100 milhões de euros – 100.401.861 euros, para sermos exactos -, na sua esmagadora maioria (mais de 99%) para os seis partidos com assento parlamentar.

Para tal contribuiu significativamente o facto de ter havido três actos eleitorais (europeias, legislativas e autárquicas), algo que ainda não se repetiu e que fez bater os recordes de gastos do Estado com o sistema político, ainda que haja uma parte, não contabilizada, que advém de contribuições privadas. No ano seguinte, em que não houve nenhum acto eleitoral, o total de valores recebidos pelos partidos não chegou aos 38,8 milhões – mas mesmo assim permitiu que eles tivessem um encaixe positivo na ordem dos seis milhões de euros, sensivelmente o mesmo que tiveram em 2009, apesar das eleições.

Os dados - que constam do relatório “O financiamento político informal em Portugal após 2005”, elaborado em 2014 pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos para o grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO), divulgado em exclusivo pelo PÚBLICO -, não permitem contabilizar qual a totalidade do financiamento público envolvido. Mas é certo que foi a fatia de leão, tendo em conta os constrangimentos do sistema político sobre financiamento privado e a comparação com o ano seguinte.

Nesse ano de 2009, o PS e o PSD tiveram, cada um, receitas na casa dos 36 milhões, mas gastaram-no de forma muito diferente. O PSD, então liderado por Manuela Ferreira Leite, terminou o ano com uma receita líquida positiva de cerca de três milhões de euros, enquanto o PS de José Sócrates declarou ter gasto mais 400 mil euros que o recebido.

Até que ponto esta gestão teve reflexos nos actos eleitorais desse ano? O PS ganhou as autárquicas e as legislativas, mas perdeu a maioria absoluta. O PSD ganhou as europeias e tempo: menos de dois anos depois, ganhou as legislativas antecipadas e constituiu uma nova maioria com o CDS-PP.

Em finais de 2010, já perante uma situação de grave dificuldade financeira do país, foi aprovada no Parlamento a primeira redução das subvenções, em 10%, tanto para os partidos como para as campanhas eleitorais, a vigorar por três anos. Em 2013, durante a vigência do programa de ajustamento, esses cortes foram reforçados em relação às campanhas eleitorais, que viram a subvenção reduzir em 20%, além de ser reduzido também o tecto das despesas em 20%, também por três anos.

É essa lei transitória que caduca no final deste ano, conduzindo a que, se nenhuma outra for aprovada entretanto, volte a vigorar a lei original, sem cortes. E é por isso que o orçamento para 2017 da Assembleia da República – entidade que paga as subvenções dos partidos e das campanhas – tenha aumentado significativamente.

A despesa total consolidada do Parlamento prevista para o próximo ano é de 153,1 milhões de euros, quando a deste ano se deve ficar pelos 90,6 milhões. A explicação está nos cortes às subvenções do Estado aos partidos e campanhas que, de acordo com a lei em vigor, terminam no fim deste ano, como explicou o gabinete do secretário-geral da Assembleia da República à TSF.

Sugerir correcção
Comentar