&nsbp;

Os vencedores foram...

O Óscar para melhor filme foi para...

 

O Óscar para melhor realizador foi para...

 

O Óscar para melhor actor foi para...

 

O Óscar para melhor actriz foi para...

 

Algumas curiosidades

O percurso dos Óscares feito ao longo de 90 anos está repleto de curiosidades e acontecimentos caricatos. No que toca às categorias vitoriosas, houve apenas três filmes que arrecadaram todas as estatuetas douradas das “cinco grandes” categorias (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Actriz e Melhor Argumento): Uma Noite Aconteceu (1934), Voando Sobre um Ninho de Cucos (1975) e, mais recentemente, O Silêncio dos Inocentes (1991). Desde a primeira edição dos Óscares, em 1929, só duas sequelas conseguiram conquistar o título de Melhor Filme: O Padrinho: Parte II (1974) e O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (2003).

O filme La La Land: Melodia de Amor – que na cerimónia de 2017 esteve no palco da polémica depois de lhe ter sido erradamente atribuído o título de Melhor Filme, quando o verdadeiro vencedor era Moonlight – é um dos três filmes com mais nomeações de sempre. Foi nomeado para 14 categorias, mas só venceu seis. Também o filme All About Eve (1950) esteve também nomeado para 14 categorias, vencendo seis. O maior vencedor foi Titanic (1997), que estava igualmente nomeado para 14 categorias e arrecadou 11 estatuetas.

Os Óscares podem ser atribuídos a pessoas de todas as idades – há actores e actrizes que ainda são menores quando nomeados –, mas poucos são os galardoados ainda na casa dos 20 anos: o realizador mais novo a receber a estatueta dourada foi Damien Chazelle, com 32 anos, com La La Land: Melodia de Amor; o Melhor Actor mais novo foi Adrien Brody, com 29 anos à data de entrega do prémio (pelo seu papel em O Pianista) e a actriz mais nova a ser galardoada foi Marlee Matlin, com 21 anos, por Filhos de Um Deus Menor.

Os prémios também se estendem para outro lado da faixa etária: o realizador mais velho a ser reconhecido foi Clint Eastwood, com 74 anos à data em que recebeu a estatueta dourada por Million Dollar Baby; já Henry Fonda foi o actor mais velho a receber o Óscar na categoria por A Casa do Lago, tinha então 76 anos. Com 80 anos à data de entrega do prémio, Jessica Tandy foi a mulher mais velha a vencer na categoria de Melhor Actriz, pelo papel no filme Miss Daisy.

Há ainda o caso de uma família particularmente agraciada com os Óscares, com mais de 90 nomeações entre artistas da mesma família. Trata-se da família Newman, que tem um total de 55 nomeações entre os irmãos Alfred Newman (43), Lionel Newman (11) e Emil Newman (1) e ainda 35 na segunda geração — Randy Newman (20), Thomas Newman (14) e David Newman (1).

A primeira mulher a apresentar os Óscares foi a actriz Agnes Moorehead, em 1948, quase 20 anos depois da primeira edição. A pessoa que apresentou os Óscares mais vezes foi Bob Hope, seguindo-se Billy Crystal e Johny Carson.

Depois de uma polémica em torno do nome escolhido para ser o anfitrião de 2019 (Kevin Hart), este ano não haverá um único apresentador oficial. O que não é inédito: o mesmo aconteceu em 1939, 1969, 1970, 1971 e 1989.

Editar

Mais Óscares 2019