Marcelo diz que felicitou Cuba pelo dia nacional como faz com todos os países

Chefe de Estado explica porque as felicitações não foram publicitadas na página da Presidência da República.

Foto
Marcelo esteve nesta sexta-feira numa igreja presbiteriana, em Lisboa LUSA/MÁRIO CRUZ

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse nesta sexta-feira que enviou uma mensagem de felicitações a Raul Castro pelo dia nacional de Cuba como faz com todos os países com os quais Portugal mantém relações.

Questionado sobre a notícia avançada pelo PÚBLICO de que felicitou o Presidente Raul Castro pelo 58.º aniversário da Revolução Cubana, assinalado no dia 1 de Janeiro, respondeu: "Sim, porque é o dia de Cuba, e eu faço [o mesmo] a todos os quase 200 países com os quais mantemos relações. No dia do país, envio-lhes uma saudação, como eles nos enviam. Mas todos os presidentes fizeram isso".

O chefe de Estado - que falava no final de uma visita a uma igreja presbiteriana, em Lisboa - relativizou assim esse gesto, e justificou a não divulgação dessa mensagem na página da Presidência da República na Internet com a quantidade de mensagens desse tipo que assina.

"Eu devo dizer que assino mensagens praticamente dia sim, dia não para chefes de Estado dos quase 200 países com os quais temos relações e que têm o dia nacional, e recebo mensagens desses chefes de Estado. E não são publicadas no site da Presidência, se não o site teria mensagens todos os dias, para lá e para cá, de dias nacionais", declarou.

A notícia de que Marcelo Rebelo de Sousa felicitou Raul Castro pelo 58.º aniversário da Revolução Cubana foi revelada na quinta-feira numa nota divulgada no site oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.

“O Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de felicitação ao presidente dos conselhos de Estado e de Ministros, Raúl Castro, por ocasião do aniversário 58 do triunfo da revolução”, diz o comunicado do MNE cubano.

Nessa nota é ainda referido que o Presidente português “enviou felicitações aos cubanos em nome do povo português, evocando os laços de amizade e cooperação que unem ambos os países” e manifestando a sua disposição para aprofundar relações bilaterais entre Cuba e Portugal”. A nota do MNE cubano lembra que Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita oficial a Cuba entre os dias 25 e 27 de Outubro, tendo realizado encontros com Raúl Castro e “com o líder da revolução cubana, Fidel Castro”, que faleceu no dia 25 de Novembro em Havana.

“Após a morte do comandante em chefe [Fidel Castro], o Presidente português enviou também uma mensagem ao Presidente Raúl e fez declarações públicas à imprensa a expressar as suas condolências ao Governo e aos cubanos”, acrescenta a nota publicada no site do MNE cubano.

Após a morte de Fidel Castro, Marcelo Rebelo de Sousa colocou uma nota no site da Presidência República, manifestando condolências e lembrando o encontro recente que tinha tido com ele em Havana. “No momento em que tomo conhecimento do falecimento do antigo chefe de Estado Cubano, Comandante Fidel Castro, quero expressar as minhas sinceras condolências ao Presidente Raúl Castro Ruiz e ao Povo Cubano. Evoco, ainda, o encontro havido há um mês, em que falámos das relações entre Portugal e Cuba, na perspectiva do seu aprofundamento económico, social e cultural, num mundo em mudança”, escreveu no comunicado.

Depois do encontro em Outubro do ano passado com Fidel Castro, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Fidel Castro assinala “um certo tempo”, lembrando que os jovens da sua geração “acompanhavam à distância” a figura do líder cubano, uns concordando muito, outros discordando muito”.

“Como sabem, eu não era propriamente dos apoiantes, não direi da personagem em si mesmo, mas da política que representava. Em qualquer caso, há na vida personalidades com as quais concordamos ou não concordamos, mas que assinam um certo tempo, isso é um facto”, acrescentou na altura.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários