Cartas ao Director

Vida longa para a geringonça

A megaempreitada do cumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento e o cumprimento das promessas eleitorais de António Costa tornam a manipulação orçamental irresistível. Mário Centeno compete com os mais destacados mestres da ilusão.

No entanto, por muito que os derrotados da direita esperneiem o povão está do lado do governo. Foi de mestre o adiamento da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. A reposição dos ordenados dos funcionários públicos fez com que a Intersindical enterrasse a foice e o martelo de guerra .Vida longa para a “geringonça.”

Ademar Costa, Póvoa de Varzim

Quando a hipocrisia não muda de cara

Não deixa de ser incompreensível que os partidos do anterior governo (PSD e CDS) não mudem os seus responsáveis e porta-vozes, mesmo para dizer a mesma coisa, na oposição destrambelhada e raivosa que fazem para desestabilizar o Governo do PS, tentando esconder o seu passado recente, de austeridade para o povo, de aumento da pobreza e das desigualdades.

Depois de massacrados durante quatro anos, a maioria dos portugueses só se pode sentir com náuseas com a hipocrisia de Pedro Passos Coelho, Assunção Cristas, Maria Luís Albuquerque, Mota Soares, Montenegro quando dizem e defendem o contrário do que fizeram, como na discussão do Orçamento de Estado para 2017.

No CDS, Portas deu a vaga a Cristas, mas esta não pode esconder a sua responsabilidade de ministra no governo do PSD/CDS e de ter aprovado as medidas de roubo de direitos, salários, pensões e prestações sociais. No PSD, a teimosia de Passos Coelho, cria frustração, nervosismo e desorientação, que vão enchendo um previsível rio de mudança.

Se a hipocrisia pagasse imposto, estaria descoberta mais uma fonte de receita adicional para as dificuldades orçamentais do governo PS.

Ernesto Silva , Vila Nova de Gaia

Português da MSN

Para azar meu, todas as vezes que acedo ao correio electrónico sou brindado com a leitura de um sumário de notícias MSN, escrito em "português do Brasil", seja lá o que se entenda por esta designação.

Tal como acontecia quando era estudante de Medicina e tinha a infeliz ideia de comprar uma tradução brasileira de um tratado, "arrepio-me" ao deparar com incríveis erros de gramática, de pontuação.

 A Microsoft, cuja filosofia comercial é análoga à de algumas editoras portuguesas, está-se nas tintas para a língua portuguesa, o que conta para eles é "quem é maior"...

Com esta mentalidade, foi responsável a empresa aérea boliviana Lamia pela morte criminosa de 22 jogadores de uma modesta equipa do interior do Brasil, quando se deslocavam para o que pensavam ser o "jogo das suas vidas"...

O trocadilho é terrível, mas pela  sovinice dos responsáveis daquela empresa - outros fazem o mesmo, brincando com as vidas de quem se deixa iludir pelo mais barato - por essa inconsciência, um entre tantos, Caio Júnior, morreu jovem.

Está tudo ligado, o rigor na língua e o rigor no resto!

 Antides Santo, Barosa

Sugerir correcção
Comentar