Cartas à directora

Brasil

Alguém sabe explicar para que serve a direção do Lewandowski no julgamento do senado do impeachment da presidenta Dilma? Uma posição meramente burocrática. Vai dar a palavra e atender questões de ordem. E só isso. Os ministros do STF já declararam que impeachment é questão meramente política, ou seja, não existe impeachment inconstitucional. Mais uma armadilha jurídica e política das elites para legalizar os golpes contra seus adversários. Cai a máscara do judiciário. Fica bem óbvio que somente através do voto direto (como tem os demais poderes) poderá haver legitimidade nos ministros do Supremo. Do contrário, serão meros serviçais...

Antonio Negrão de Sá, Rio de Janeiro

Cobrança Indevida

Há uma enorme diferença entre o cumprimento dos deveres dos cidadãos para com o Estado, e o cumprimento e respeito deste para com os cidadãos, mas quando um cidadão se cruza com uma informação errada e, mediante esta, está obrigado a cumprir deveres dos quais está isento, deveria ser ressarcido, considerando que a cobrança indevida é claramente um roubo, mas o Estado não devolve aos cidadãos o valor que de forma injusta arrecadou, e as entidades competentes nem sequer dão a cara, assumindo os seus erros.

Já os procedimentos do Estado para com os cidadãos em falta passam logo pela condenação que se traduz na penhora de bens, em multas ou prisão, se estes não estiverem bem assessorados, o que revela que, para os cidadãos mais fragilizados, o Estado age sem dó nem piedade.

Quando estamos isentos do pagamento de determinados impostos mas face à informação errada que os serviços nos dão, não temos outro remédio que não seja o de pagarmos, sem que tenhamos quem nos defenda. Seria justo que, da mesma forma que o Estado nos cobra de forma injusta, pudesse haver um organismo que, após análise cuidada, fizesse com que o cidadão fosse ressarcido pela cobrança indevida, o que tornaria certamente o país mais justo, o que não aconteceu comigo quando, em três anos seguidos, me foi cobrado IMI, quando na realidade estava isento do pagamento do mesmo.

Américo Lourenço, Sines

Liga dos amigos dos monumentos religiosos

Adoro mesquitas e igrejas. Os minaretes e os torreões tiram-me do sério, elevam-me. Para que não se encontre motivo retorcido também adoro uma bela sinagoga, diga-se já. Pelo-me por qualquer tipo e tamanho de templo, caiba num viés ou ocupe todo um amplo quarteirão.

Apesar de ser ateu por impossibilidade intelectual de estar disponível para uma epifania religiosa, mandasse e corria com todos os moradores, mesmo os mais renitentes e difíceis que insistem em morar uma vida inteira no mesmo sítio e não dar lugar a outros, para construir belas e majestosas e ricas mesquitas e catedrais e casas de ofícios (espirituais entenda-se). Enchia a cidade, era a cidade de deus, mesmo que ficasse sem homens para assistirem às liturgias que são tão bonitas e purificadoras.

Luís Robalo

Sugerir correcção
Comentar