Cartas à Directora

O regabofe não acabou

Conforme na devida altura assinalei, foi uma ilusão que Passos Coelho nos impingiu ao declarar que o "regabofe acabou"!

Depois do autor ter feito a profecia, multiplicaram-se os casos de regabofe. O último exemplo tem a chancela do falso profeta: - é o caso dos aumentos de 150% nos salários de certos "boys"! E venham lá agora Passos Coelho (ou os responsáveis do CDS) com as desculpas que vierem, que não resulta. A revolta é tão grande que só gozando a podemos suportar. O humor é um bom alívio para as doenças, assim como para suportar a partidocracia. Assim faço humor:
- finalmente, fez-se Justiça neste País. E foi Passos Coelho quem a aplicou; só esperamos agora que ele, embora na oposição, lute para que a sua sentença sobre os aumentos salariais faça "jurisprudência"!

José Madureira, Porto

 

Liberdade

Em São Paulo, Brasil, há um bairro chamado Liberdade, onde se concentra grande parte da população japonesa. Não sei se foram eles que lhe deram o nome, mas podiam ter sido. No parque do Carmo há cerejeiras, árvore ícone do país do Sol nascente.

Quem conhece por contacto directo a Ásia Oriental diz que ali se respeitam ainda muito as tradições. Não será por acaso que os nipónicos reservam um feriado para os idosos. 

Volto ao tema Liberdade, a propósito da tradução escrita da linguagem falada. Em japonês, há um conjunto de 46 símbolos para designar cada sílaba; são chamados "hiragana". Todavia, outros 46 se empregam para escrever as palavras de origem estrangeira, situação em que usamos o itálico, ou aspas. Já ouvi dizer a quem sabe aquela língua que "é fácil". Mas esta duplicação da escrita complica um bocado...

Para eles, dizer LOS, em vez de Los Angeles, poupa muito a língua e, mais ainda, o cérebro. Mas convenhamos que chamar OS à cidade de Os Anjos (Los Angeles) é um liberalismo só admissível a japoneses. Escrever SAO Paulo em vez de SÃO Paulo, só em caso de incapacidade técnica. 

Respeitemos a liberdade de simplificar, por "pragmatismo", mas isso não significa que concordemos com o seu abuso.

Antides Santo, Leiria

 

Aumento do imposto sobre gasolina e gasóleo

É absolutamente incompreensível o aumento do imposto sobre a gasolina e sobre o gasóleo. António Costa disse que era necessário relançar a economia, o que merece a concordância de todos. Mas, pergunto eu, com o aumento atrás referido, como é que é possível dinamizar a economia se milhares de portugueses que se deslocam diariamente para os seus trabalhos são forçados a usar o próprio carro e, simultaneamente, as empresas na sua totalidade dependem do preço dos combustíveis para colocar os seus produtos no mercado? Parece-me um paradoxo primário mas, talvez seja eu que estou a ver mal as coisas! A grande verdade que continua a fazer o seu caminho é, como se verifica neste caso concreto, a falta de visão futura e a meia mentira. É mais uma medida que não se entende a não ser que passemos a ter como base orçamental e verdade absoluta que a receita com os impostos sobre gasolina e gasóleo é e será sempre considerada como um valor total fixo, mas, se tal fosse verdade, quando a gasolina e o gasóleo aumentaram, o referido imposto deveria ter diminuído.

Manuel Morato Gomes, Senhora da Hora

 

Sugerir correcção
Comentar