Cartas à Directora

E esta hein?

Quem não se lembra de Bernardino Soares, antigo deputado do PCP na AR, questionado sobre o regime da Coreia do Norte, ter dito que se tratava de um país com a democracia a funcionar em pleno. Hoje, ficamos a saber que o actual dirigente máximo daquela ditadura, Kim Jong-un, o Grande Sucessor e grande belicista, acaba de testar uma bomba de hidrogénio que tem uma capacidade de destruição milhares de vezes superior ao das bombas libertadas em Hiroxima e Nagasaki, em 1945. Estou a imaginar Bernardino Soares, hoje autarca da Câmara de Loures, questionado sobre este assunto, a responder: não estou a ver o mal que virá ao mundo o uso do  hidrogénio pois a cidade do Porto já  tem autocarros movidos a hidrogénio e os resultados são de tal forma positivos que até eu próprio estou a fazer estudos para os implantar na minha autarquia. E esta hein?

Jorge Morais, Porto

 

Parabéns a Obama e ao PÚBLICO

É um prazer enorme ver um presidente chorar por um boa causa. É-o igualmente ver um jornal noticiar o facto com o relevo de quase toda a primeira página. O primeiro é Barack Obama e o segundo é o PÚBLICO e com ambos me congratulo neste dia 6 de Janeiro. Na vida de todos os tempos, mas talvez mais nos contemporâneos, todos sabemos o quão difícil é manter uma coerência total na política e no existir, mas há traços estruturantes no carácter das pessoas que não devem vergar e deixam marcas, boas ou más consoante aquele também o é. No caso de Barack Obama, deixando o acordo nuclear com o Irão e o diálogo com Cuba (por terem também contornos políticos) há que relevar duas atitudes no foro interno, puramente humanísticas, que marcam muito impressivamente pela positiva o mandato que está quase a terminar: os Medicare e Medicaid que trouxeram (irão acabar com eles?) bens de saúde a 30 milhões de pessoas e a muitos idosos e esta tentativa de proibir (ou minorar, ao menos) a compra livre de armas que tanta morte e sofrimento tem trazido a cidadãos norte-americanos. Esta última foi a provocadora das lágrimas que o "meu" jornal tão dignamente retratou. Daqui digo singelamente ao actual Presidente dos EUA: seja benvindo ao "clube dos abençoados chorões", daqueles que não têm medo de soltar as lágrimas sem filtros, ao sabor do orgulho que sentem em poder chorar com verdade! E é nesta última que, a liberdade também se enraíza...

Fernando Cardoso Rodrigues, Porto

 

Apelo

O PÚBLICO às vezes está tão magro que abre uma angústia de medo que certos rumores de dificuldades se transformem num fim. Mas há uma coisa que gostava de salientar e que aconteceu nestes últimos Domingos. As Reportagens de Portugal sobre Rodas. São histórias verdadeiras que nos dão Esperança que ainda há responsáveis que de maneira simples fazem sorrir muitas das nossas gentes que lá longe vão sobrevivendo. Já aqui me referi à Reportagem de 13 de Dezembro, e depois foram mais. Guardei as folhas destas histórias verdadeiras e estou ansiosa pelas próximas já anunciadas. Anunciaram 5 reportagens. Peço ao Público que não pare este tipo de informação. Precisamos de saber até para tentar que ao pé da nossa porta os responsáveis copiem estes exemplos e o nosso País, pouco a pouco, se transforme num paraíso (não só para os turistas) mas para todos os nossos filhos e netos.

Maria Clotilde Moreira, Algés

 

Sugerir correcção
Comentar