Oklahoma prepara-se para executar esta noite primeira mulher

O estado norte-americano do Oklahoma deverá realizar esta noite a sua primeira execução de uma mulher, apesar dos protestos do reverendo e militante dos direitos do Homem Jesse Jackson.

Wanda Jean Allen, condenada pelo assassinato em 1988 da sua companheira, Gloria Leathers, deverá ser executada esta noite por injecção letal, anunciou a procuradoria do estado.De acordo com os advogados de Wanda, ela não teve acesso a uma defesa competente. Esta opinião é fundamentada no facto de Wanda ter um Quociente de Inteligência (QI) de 69, o que segundo os seus representantes a "coloca no limite da deficiência mental".
Deslocado a Oklahoma para contestar esta execução, o reverendo Jesse Jackson foi detido ontem por ter tentado, juntamente com outros 27 manifestantes, furar os cordões da polícia no exterior da prisão onde se encontra a condenada. "Espero que o Governo declare uma moratória para salvar a vida desta mulher", afirmou Jesse Jackson.
Foi entregue ao governador do estado, Frank Keating, um pedido de clemência ou de suspensão da execução, não havendo qualquer indicação se ele o fará, anunciou o seu porta-voz, John Cox.
Um recurso foi igualmente apresentado pelos advogados de Wanda ao Supremo Tribunal dos EUA. Seis outros condenados à morte no estado aguardam para as próximas semanas a sua execução.

Sugerir correcção
Comentar