"Midnight's Children" de Salman Rushdie estreia em palco

O romance de Salman Rushdie "Midnight’s Children" vai ter a sua estreia mundial em palco na quarta-feira, pela Companhia de teatro Royal Shakespeare.

"Tem sido um prazer absoluto, a melhor experiência da minha vida creativa", disse Rushdie depois de adaptar o seu épico para uma peça de teatro que será apresentada no Theatre Barbican em Londres.

"Isto deu-me vontade de escrever mais peças", disse o autor que ganhou notoridade em 1989 quando foi condenado à morte pelo seu polémico livro "Os Versículos Satânicos".

"É uma produção muito ambiciosa", comentou, acrescentando que "foi dado ao livro um segundo nascimento". Com "Midnight’s Children", Salman Rushdie ganhou em 1981 o prestigiado prémio literário Booker.

Rushdie já tinha escrito um argumento de cinco horas baseado no livro para um programa da BBC, mas o projecto nunca foi concretizado. O projecto manteve-se adormecido até que o autor foi contactado pela Companhia de teatro britânica Royal Shakespeare. Juntamente com o encenador Tim Supple e o dramaturgo Simon Reade, adaptou o argumento para uma peça de teatro.

"É um mistério por que é que eu nunca escrevi peças antes", disse o escritor. Rushdie, que passou muito anos na sombra e que agora se encontra debaixo das luzes do teatro comentou: "A única coisa que posso dizer é que os meus instintos eram mais solitários do que colaboradores".

"Preferia a ideia de me sentar sozinho num quarto. Mas fiz isso durante 25 anos e agora estou a apreciar isto".

Sugerir correcção
Comentar