Portugueses entre os mais insatisfeitos com preços dos serviços essenciais

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Os portugueses são também dos que mais se queixam da qualidade dos serviços de distribuição de água, electricidade e gás Paulo Cunha/Lusa

Os consumidores portugueses estão entre os europeus mais insatisfeitos com o preço da electricidade, gás e água, apesar de estarem, na generalidade, satisfeitos com a qualidade dos serviços essenciais oferecidos, segundo um inquérito divulgado hoje em Bruxelas.

Segundo do Eurobarómetro "A Opinião dos Consumidores sobre os Serviços de Interesse Geral", "a maioria dos consumidores europeus está satisfeita com a qualidade dos serviços essenciais, tais como correios, telecomunicações, gás, electricidade e água". Ainda assim, o estudo refere que "o grau de satisfação varia consoante o serviço" e, para 40 por cento dos inquiridos, o seu preço é ainda demasiado elevado.

De acordo com o estudo, os portugueses estão entre os que mais manifestaram a sua insatisfação em relação ao preço da electricidade (52 por cento), gás (43) e água (42).

Os portugueses são também dos que mais se queixam da qualidade dos serviços de abastecimento de electricidade (dez por cento dos inquiridos), gás (dez) e água (13). Em contrapartida, os consumidores nacionais são dos mais satisfeitos com a qualidade dos serviços de telefones móveis (92 por cento).

A nível dos Quinze, o estudo hoje divulgado refere que os consumidores europeus "têm acesso relativamente fácil aos serviços de interesse geral, quatro dos quais (água, electricidade, telefones fixos e correios) são acessíveis a mais de 85 por cento dos europeus.

Por outro lado, os correios (74 por cento) e o abastecimento de electricidade (73 por cento) são os serviços com maiores taxas de satisfação, enquanto os transportes, sejam urbanos (59 por cento), sejam de longa distância (52 por cento) recebem as piores notas.

Tal como acontece em Portugal, o preço é o item que gera maior insatisfação por parte dos consumidores. Na média dos oito serviços considerados, 40 por cento dos europeus discordam dos preços praticados. Os correios são os que geram menos queixas (27 por cento consideram os preços demasiado elevados), em contraste com os serviços de telecomunicações móveis (49 por cento não estão de acordo com os preços praticados).

O nível de satisfação em relação à qualidade geral dos serviços varia muito de país para país: os luxemburgueses, britânicos e dinamarqueses são os mais satisfeitos, enquanto que os alemães, espanhóis e italianos são os que mais queixas fazem em relação à média dos oito serviços.

O relatório mostra ainda que as tarifas das telecomunicações continuam a baixar — ainda que a um ritmo inferior aos dos anos anteriores — e que os preços do gás começaram a diminuir, após aumentos sucessivos desde 1996.

Os prestadores de serviços essenciais continuam a cumprir as suas obrigações de serviço universal, chegando a ultrapassar os requisitos mínimos exigidos, e o acesso dos mais pobres a serviços mais baratos melhorou. Em contrapartida, os preços dos transportes rodoviários e ferroviários aumentaram mais rapidamente do que a inflação.

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