Kwame Brathwaite (1938-2023), o fotógrafo que mostrou a beleza dos corpos negros

Pouco lembrado durante muito tempo, ainda viveu o suficiente para ver finalmente reconhecida a qualidade da sua obra e o decisivo contributo que deu ao arranque do movimento Black is Beautiful.

Foto
Auto-retrato de Kwame Brathwaite, que nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no primeiro dia de 1938, filho de um casal de imigrantes dos Barbados Kwame Brathwaite

Nunca é fácil saber em que exacto momento uma frase se torna primeiro uma palavra de ordem e depois o símbolo de um movimento cultural e político. Mas se é possível associar um só nome e uma só data ao sloganBlack is beautiful”, que rompeu com a percepção negativa do corpo negro que dominava a paisagem mediática americana nos anos 1960, o fotógrafo Kwame Brathwaite e o dia 28 de Janeiro de 1962 — quando o primeiro apresentou em Nova Iorque o espectáculo de moda e música Naturally 62 — são dois bons candidatos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários