Como criar uma minifloresta? Passo 12: vive a floresta

Durante 12 dias, o Azul vai mostrar, passo a passo, como criar uma minifloresta. O projecto foi pensado para inspirar as escolas, mas pode ser uma “semente” lançada em qualquer lugar.

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As flores e os frutos do sabugueiro têm propriedades medicinais Renata Reynaud

No Dia Internacional da Floresta chegamos ao passo final do guia "Miniflorestas para MegaAprendizagens". No fim deste caminho de aprendizagem os investigadores dão-te algumas dicas de como aproveitar e viver este espaço ao máximo.

Porquê?

Tudo culmina nesta derradeira tarefa: viver a floresta. A minifloresta fará parte da vida da comunidade, tal como a comunidade faz parte da minifloresta. Viver a floresta é organizar eventos no seu interior como aulas e workshops, é trazer a arte criando elementos decorativos, é utilizá-la como fonte de inspiração ou como objecto de estudo e aprendizagem.

Uma MiniFloresta para MegaAprendizagens é uma sala de aula ao ar livre. O resultado de um processo regenerador de transformação de um espaço subaproveitado da escola num lugar biodiverso. Parte da população mais jovem passa muito pouco tempo em contacto com a Natureza, começando a revelar sintomas resultantes desse défice. A minifloresta fornece um recurso de aprendizagem ao ar livre para complementar a educação em sala de aula nas várias disciplinas. Esta experiência beneficia toda a comunidade escolar, que adquire conhecimentos e competências para compreender o mundo natural, desenvolver uma relação mais saudável com a Natureza e entre si, e responder às suas preocupações ambientais de uma forma concreta.

Como?

Educação

Universidade: aproveita o espaço para concretizar uma tese de mestrado ou doutoramento ou mesmo para escrever artigo(s) científico(s) baseado(s) nas recolhas de dados.

Escola: integra a floresta em diferentes disciplinas, como por exemplo:

Biologia e Geologia: monitoriza a biodiversidade animal e vegetal;

Matemática: aprende estatística com os dados da Tarefa 11;

Estudo do Meio: passeia, regista e identifica novas espécies de plantas ou animais e aprende mais sobre ecossistemas;

Artes: cria exposições artísticas na minifloresta;

Música: promove aulas de música na minifloresta;

Qualquer disciplina: lembra-te que, seja qual for o tema, a minifloresta será sempre uma oportunidade para uma aula ao ar livre!

Comunidade

Passeia pelo espaço, observa o seu crescimento, convida gente que te é próxima, inspira-te na minifloresta, aprende mais sobre plantas e animais e envolve mais pessoas nesta rede de apoio para a criação de mais miniflorestas.

Recursos:

  • Material para a aula;
  • Caderno de registo;
  • Lápis.

Atenção! Deixem-se levar pela curiosidade e ideias de todo o grupo envolvido!


Este guia foi promovido pela ONGD VIDA, no âmbito do projecto “1Planet4All Empowering youth, living EU values, tackling climate change” com o financiamento da União Europeia (DEAR Programme) e do Camões, I.P. Facilitado pela 2adapt, em colaboração com Laboratório Vivo para a Sustentabilidade (FCUL), HortaFCUL, Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Instituto dos Pupilos do Exército, URBEM, TOMA

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