Como criar uma minifloresta? Passo 4: desenha a floresta

Durante 12 dias, o Azul vai mostrar, passo a passo, como criar uma minifloresta. O projecto foi pensado para inspirar as escolas, mas pode ser uma “semente” lançada em qualquer lugar.

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A esteva é um arbusto perenifólio e pode chegar aos 2m de altura Renata Reynaud

Terminado o capítulo Sonha e Observa, passamos à fase seguinte. Os próximos três primeiros passos para a criação de uma minifloresta fazem parte de um capítulo com o título: Planeia e Recolhe. Os investigadores recomendam começar por desenhar a floresta.

Porquê?

Um bom plano e desenho elevam a visão e necessidades da comunidade (Tarefa 1) e integram as características específicas do local (Tarefa 2). Para além de albergar a diversidade de flora adequada ao local, retirando o máximo partido dos gradientes de temperatura e humidade, a minifloresta fornecerá diversos serviços de ecossistema que o seu desenho poderá potenciar!

Como?

Maximizar a retenção de água e matéria orgânica

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Esteva Renata Reynaud
  1. Com base na orografia, desenha valas em curva de nível, pensando nos eventos extremos de precipitação do inverno;
  2. Desenha charcos (temporários ou permanentes) em depressões existentes no local e conduz a água do sistema para esses charcos.

Maximizar a captura de energia solar

Conhecendo a flora (Tarefa 2 e Anexos) e tendo em conta os sectores do sol e do vento:

  1. Planeia a base florística da tua floresta. Com base na área total de plantação e na densidade de plantação (2-7 plantas/m2), obtém o número total de plantas. Segue as seguintes percentagens para cada estrato: emergente (15%), arbustivo (40%), subarbustivo (30%), herbáceo (10%) e escandente (5%);
  2. Planeia a localização das plantas do estrato emergente tendo em conta o tamanho das suas copas e raízes daqui a 30 anos, Avalia a caducidade das folhas no ensombramento de inverno (árvores de folha caduca permitem que chegue mais luz ao solo nessa época);
  3. Potencia os bordos da floresta, sobretudo os do lado sul, que terão maior incidência solar.

Maximizar a interacção com (e entre) a comunidade

  1. Cria o máximo de caminhos possível, com pelo menos 1,2 m de largura, convidando à entrada de pessoas e evitando o pisoteio em locais desadequados;
  2. Equaciona criar uma clareira na floresta onde as pessoas se possam reunir. Esta poderá ser em redor do charco, que servirá de bacia de retenção de água no inverno e de sala de aula na primavera;
  3. Desenha cartazes informativos a colocar na minifloresta após a implementação que expliquem o projecto.

Recursos:

  • Caderno;
  • Computador/tablet;
  • Lápis e borracha.

Atenção! Esta tarefa tem um grande potencial de processo de co-criação: aproveita para integrar pessoas!


Este guia foi promovido pela ONGD VIDA, no âmbito do projecto “1Planet4All Empowering youth, living EU values, tackling climate change” com o financiamento da União Europeia (DEAR Programme) e do Camões, I.P. Facilitado pela 2adapt, em colaboração com Laboratório Vivo para a Sustentabilidade (FCUL), HortaFCUL, Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Instituto dos Pupilos do Exército, URBEM, TOMA

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