Ministério compra obra de Paula Rego com referência a Salazar para novo museu do CCB

A aquisição para o museu de Belém foi feita por 400 mil euros. O quadro, intitulado O Impostor, é uma obra da década de 60 quando Paula Rego desenvolveu a sua identidade artística.

Foto
Pormenor do quadro "O Impostor", onde se pode ver a data de 1928, ano em que Salazar tomou posse como ministro das Finanças

A pintura esteve várias décadas escondida na casa que os pais de Paula Rego tinham no Estoril. Mais precisamente desde 1965, data da primeira exposição individual de Paula Rego em Portugal, quando a pintora decidiu guardá-la num compartimento com receio de sofrer represálias políticas, ou mesmo de ser presa, após a realização da sua primeira exposição individual em Portugal na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários