Um “sonho” tornado realidade: Daciano da Costa (e o design português) na colecção do Vitra Design Museum

Cadeiras Alvor e Quadratura são primeiras obras nacionais na colecção permanente da instituição. Peça desenhada para o hotel algarvio estará também no poster da marca para 2023.

cultura,daciano-costa,design,culturaipsilon,arquitectura,
Fotogaleria
Cadeira "Alvor", agora em reedição pela Vitra, “representa o lado vanguardista do Daciano da Costa, com a introdução da cor", explica Inês Cottinelli, filha e CEO do Atelier Daciano da Costa Andreas Sütterlin/Vitra Design Museum
cultura,daciano-costa,design,culturaipsilon,arquitectura,
Fotogaleria
Esquisso da "Alvor". Daciano da Costa desenhou a cafetaria e o restaurante do Hotel Alvor Praia, bem como a esplanada do bar da piscina Atelier Daciano da Costa
cultura,daciano-costa,design,culturaipsilon,arquitectura,
Fotogaleria
Remodelação do antigo Hotel Alvor Praia fez desaparecer todos os originais da peça Atelier Daciano da Costa

Daciano da Costa é o primeiro designer português a entrar na colecção do Vitra Design Museum. E o primeiro autor a conseguir ter duas cadeiras a integrar o acervo da conceituada instituição com sede na cidade alemã de Weil am Rhein, no mesmo ano. Não admira pois que a palavra “sonho” venha muitas vezes à baila quando a filha do “designer total” conta o mais recente feito no âmbito da gestão do legado daquele que é talvez o mais importante designer português do século XX. As cadeiras Alvor (1967) e Quadratura (1971) figuram agora ao lado da Panton Chair ou da Standard de Jean Prouvé: “Daciano da Costa entra na colecção e, com ele, o design português”, diz Inês Cottinelli ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários