Harvey Weinstein condenado por violação outra vez — mas veredicto ficou aquém

Quatro acusações ficaram sem condenação. Ex-produtor deve passar resto da vida na prisão. Julgamento foi “brutal” para queixosas, que acusaram a defesa de as “intimidar, rebaixar e ridicularizar”.

Foto
Weinstein em tribunal em Los Angeles Reuters/POOL

O ex-produtor e distribuidor norte-americano Harvey Weinstein foi considerado culpado de três crimes sexuais no julgamento que decorria em Los Angeles. Porém, saiu absolvido de uma acusação de violência sexual e o júri não conseguiu chegar a uma conclusão quanto a três outras. Apesar da forte probabilidade de Weinstein vir a passar o resto da vida preso, o caso encerra-se assim com um amargo de boca para as suas acusadoras: “Este julgamento foi um forte alerta para o trabalho que temos de fazer enquanto sociedade”, conclui uma delas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários