Portugal tem propinas “relativamente baixas”. Quanto custam no resto da Europa?

Portugal já esteve no grupo de países onde os alunos pagam das propinas mais altas da Europa. Sete países europeus têm políticas de não pagamento, outros cobram taxas até 100 euros.

Foto
Portugal está no grupo de países que cobra propinas entre 101 e 1000 euros anuais Miguel Manso

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomendou, num relatório sobre o financiamento do ensino superior encomendado pelo Governo, que Portugal passasse a usar um sistema de propinas por escalões que tenha em conta os rendimentos das famílias dos estudantes. O modelo é usado, por exemplo, na Bélgica. Apesar da proposta do organismo europeu, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, não tocou neste tema durante a apresentação do relatório, que decorreu na tarde desta segunda-feira, focando-se noutros aspectos do financiamento das instituições.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários