Eurodeputada detida por suspeita de subornos: defesa veemente dos direitos laborais no Qatar causou choque no PE

Eva Kaili fez um discurso no Parlamento Europeu, em Novembro, a elogiar o emirado. “Este não é um incidente isolado”, diz Transparência Internacional. Namorado será outro dos detidos.

Foto
O PASOK afastou Eva Kaili do partido e pediu-lhe para que abdique do seu lugar no Parlamento Europeu Yiorgos Karahalis/REUTERS

Naquele dia 21 de Novembro, em pleno hemiciclo do Parlamento Europeu (PE), o discurso da eurodeputada grega Eva Kaili, vice-presidente da assembleia, fez levantar muitas sobrancelhas e até chocou alguns dos presentes. Debatiam-se os problemas de direitos humanos no Qatar, organizador do Mundial de futebol, quando Kaili se lançou num discurso “extraordinário” sobre as grandes mudanças em matéria de direitos laborais levadas a cabo pelo Governo qatari: “Reformas que inspiram o mundo árabe.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários