Portugal já deu o primeiro passo rumo aos oitavos-de-final, ao derrotar o Gana. Falta agora dar o seguinte, que lhe pode assegurar a qualificação para a fase a eliminar da competição. Segunda-feira, contra o Uruguai, a selecção nacional garante desde logo um lugar nos "oitavos" se vencer os sul-americanos. E, caso não o consiga, ainda terá mais uma oportunidade, sexta-feira, perante a Coreia do Sul.

Por enquanto o Mundial tem revelado algumas dificuldades para selecções apontadas como favoritas. A derrota da Argentina com a Arábia Saudita foi o resultado mais surpreendente da primeira jornada, seguido de perto pelo desaire da Alemanha contra o Japão.

Em sentido oposto, a Espanha, que goleou a Costa Rica, a França que venceu facilmente a Austrália e até a Inglaterra, que obteve a sua maior goleada em Mundiais frente ao Irão mostraram argumentos que vão ter agora que confirmar nas próximas jornadas. Tal como o Brasil, que venceu a Sérvia.

O futebol a nível planetário tem assim os olhos colocados no Qatar, onde se discute o título Mundial, mas apesar desta "força gravitacional" do Campeonato do Mundo ainda há "corpos" que lhe escapam. Em Portugal, é o caso da Taça da Liga, que se vai jogando ao mesmo tempo que as principais selecções mundiais.

No Dragão, o FC Porto disputa nesta sexta-feira, frente ao Mafra, a primeira jornada da fase de grupos de uma competição que nunca ganhou e cujo calendário encontra aqui. No sábado, será a vez do Benfica receber o Penafiel e o Sp. Braga o Trofense. Já o Sporting só inicia a sua participação na quarta-feira, abrindo as portas do seu estádio ao Farense.

De resto, nota para o futsal, onde Benfica e Sporting disputam no sábado a terceira e ultima jornada da ronda de elite da Liga dos Campeões, tentando assegurar um lugar na fase seguinte da prova, onde poderão lutar pelo título europeu. Os "leões" defrontam os italianos do Città di Eboli, enquanto as "águias" lutam com os cazaques do Kairat.

No andebol, terça-feira entram em acção na Liga Europeia as três equipas nacionais na quarta jornada da fase de grupos. O Benfica defronta o Kadetten Schaffhausen, da Suíça; o Sporting recebe os húngaros do Balatonfüredi KSE; o Águas Santas vai à Alemanha defrontar o Füchse Berlim. Já o FC Porto, quinta-feira, Mas na Liga dos Campeões, recebe os alemães do Magdeburgo.

No voleibol, também na Liga dos Campeões da modalidade, será o Benfica a abrir as portas do seu pavilhão aos franceses do Tour, em encontro da 3.ª jornada.

No basquetebol, quarta-feira, a participação portuguesa na fase de grupos da Taça Europa será da responsabilidade de Sporting e FC Porto que, na sexta jornada, recebem os finlandeses do Karhu Basket no caso dos sportinguistas e vão aos Países Baixos para um embate com os Heroes Den Bosch, no caso dos portistas.

Por fim, no domingo, em Espanha, disputa-se a final da Taça Davis. Antes, Itália e Canadá, numa meia-final, e Austrália e Croácia, na outra meia-final, tentarão chegar ao encontro decisivo.

O que pode ter-lhe escapado no PÚBLICO

Os números que se destacaram na primeira jornada da fase de grupos do Mundial.

Hitler o "tio porreiro" de um dos arquitectos do Mundial.

As maiores goleadas do Mundial.

A entrevista a Gustavo Ribeiro, campeão mundial de skate​.

A rubrica Jogos com História fala-nos do primeiro Mundial de sempre.