Sunak recebeu líderes da Escócia, do País de Gales e da Irlanda para desanuviar a tensão no reino

Pela primeira vez em 15 anos, cimeira do Conselho Britânico-Irlandês teve um primeiro-ministro britânico. Líder irlandês fala em “oportunidade” para “negociar” a aplicação do protocolo do “Brexit”.

Foto
Fotografia oficial da cimeira do Conselho Britânico-Irlandês, realizada em Blackpool, no Noroeste de Inglaterra Reuters/POOL

“Liz Truss [ex-primeira-ministra britânica] não esteve muito tempo no cargo, como sabemos, mas tendo em conta as declarações que fez durante o seu mandato, só o facto de termos este encontro já é importante”. As palavras do porta-voz da primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, proferidas pouco depois do encontro entre esta e o novo chefe do Governo britânico, Rishi Sunak, na quinta-feira, em Blackpool, no Noroeste de Inglaterra, dão conta do clima de desanuviamento da tensão que os líderes estão a tentar implementar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar