Quando amanheceu, o nervosismo tinha mudado de lado

O que explica a resistência inesperada dos democratas de Biden? Porque é que o tsunami vermelho se transformou em ligeira ondulação? As perguntas incómodas mudaram de barricada.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. O dia nasceu na América e o Partido Republicano continuava sem poder reclamar vitória. Nem sequer pequena, nem sequer mínima. As duas câmaras do Congresso continuavam sem dono garantido. Provavelmente, os republicanos vão ganhar a Câmara dos Representantes, ainda que por uma margem mínima, o que lhes dá um poder assinalável para “estragar” os planos de Joe Biden para os dois anos que faltam de mandato, pelo menos no que toca à política interna. No Senado, tudo continuava em aberto. Se o ganharem, será por um ou dois senadores. A previsão da The Economist estava certa: o tsunami vermelho deu lugar a uma pequena ondulação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários