No Texas, a eleição é entre duas Américas quase irreconciliáveis

O democrata “Beto” O’Rourke desafia o governador Greg Abbott, num estado dominado pelos republicanos. Em 2018, quase conseguiu destronar o ultraconservador Ted Cruz nas eleições para o Senado.

Foto
Beto O'Rourke num comício em El Paso, Texas Reuters/PAUL RATJE

No dia 31 de Outubro, o rapper Takeoff, membro do grupo Migos, foi mortalmente atingido a tiro, em Houston. Estava numa festa privada. Tinha 28 anos. Desconhecem-se ainda as circunstâncias da tragédia. Mais uma das que frequentemente acontecem no Texas. Em Setembro, o governador do estado, Greg Abbott, republicano, fez aprovar legislação que dispensa os portadores de armas da respectiva licença. No passado mês de Maio, na pequena cidade fronteiriça de Uvalde, um homem armado assassinou 19 crianças e dois professores numa escola primária. Eram maioritariamente hispânicos, num estado em que 39 por cento da população tem a mesma origem. A tragédia, a pior da história do Texas, ainda paira sobre as eleições.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários