Marido de Nancy Pelosi “violentamente atacado” por assaltante

Paul Pelosi, de 82 anos, foi agredido com um martelo na habitação do casal, em São Francisco. O agressor estaria à procura de Nancy Pelosi, que se encontrava em Washington D.C..

Foto
Presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, com o marido, Paul Pelosi Reuters/JOSHUA ROBERTS

Paul Pelosi, marido de Nancy Pelosi, foi “violentamente atacado” na sequência de um assalto à habitação do casal, em São Francisco, disse esta sexta-feira o gabinete da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana.

“O assaltante está sob custódia e os motivos do ataque estão a ser investigados”, refere a declaração. Paul Pelosi, de 82 anos, foi transportado para o hospital, onde continua a receber tratamento, mas é esperado que tenha uma recuperação plena.

A polícia de São Francisco respondeu ao assalto às 2h28 da madrugada (10h28 em Lisboa). Numa conferência de imprensa para divulgar detalhes sobre o incidente, o chefe da Polícia, William Scott, referiu que o agressor, David Depape, de 42 anos, vai ser acusado de tentativa de homicídio e agressão com arma letal, entre outros crimes.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram Depape e Paul Pelosi a lutar pelo martelo, antes de o intruso ter conseguido controlar o objecto e utilizá-lo para atacar o homem de 82 anos. O agressor foi desarmado e detido, sendo também reencaminhado para o hospital para receber tratamento.

As circunstâncias do ataque não são claras, incluindo a forma como o intruso entrou na casa – segundo a Reuters, uma imagem aérea mostrava uma porta com vidro estilhaçado nas traseiras da moradia.

De acordo com a Associated Press, que cita duas fontes com conhecimento da investigação, Paul Pelosi sofreu ferimentos graves, tendo sido agredido na cabeça e no corpo com um martelo. Outros meios de comunicação avançaram também que Pelosi terá sido submetido a uma cirurgia cerebral.

A NBC News avança que o assaltante estaria à procura de Nancy Pelosi, perguntando pela líder da maioria democrata na Câmara dos Representantes. No momento do ataque, Pelosi encontrava-se em Washington D.C., de acordo com a polícia do Capitólio, responsável por defender o Congresso.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já terá falado com a democrata para manifestar o seu apoio, segundo a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

O líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, também já terá conversado com Nancy Pelosi, e o líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnel, já se manifestou “horrorizado e revoltado” pelo ataque.

Sugerir correcção
Ler 30 comentários