Portugal e Espanha são os únicos que ainda não instalaram os supercomputadores da UE

Organismo europeu responsável pelos supercomputadores aponta a instalação em Portugal para o segundo trimestre de 2023. Já a FCT é mais optimista e aponta para Fevereiro do próximo ano.

Foto
Portugal falhou as duas metas estipuladas para a instalação do novo supercomputador: final de 2020 e início de 2022 ADRIANO MIRANDA

No final de 2019, Portugal tinha acabado de assinar o contrato para comprar e instalar o Deucalion – o segundo supercomputador português. Começou por ser anunciado para final de 2020, foi adiado para o início de 2022, mas ainda não está instalado. Dos oito supercomputadores adquiridos pela União Europeia e depois alocados a oito países europeus em 2019, apenas Portugal e Espanha ainda não instalaram o seu supercomputador.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários