Criadores de moda unem-se à indústria para colecções-cápsula: “Os dois ganhamos e aprendemos”

Luís Carvalho assina uma colecção com a Salsa, que apresentou na ModaLisboa. E Gonçalo Peixoto revelou no Portugal Fashion a colaboração com a Decenio.

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Breeze, a colecção de Gonçalo Peixoto para a Decenio Ugo Camera/Portugal Fashion
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Luís Carvalho para a Salsa,Luís Carvalho para a Salsa DR,DR
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Gonçalo Peixoto para a Decenio Ugo Camera/Portugal Fashion
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Gonçalo Peixoto para a Decenio Ugo Camera/Portugal Fashion
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Gonçalo Peixoto para a Decenio Ugo Camera/Portugal Fashion
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Gonçalo Peixoto para a Decenio Ugo Camera/Portugal Fashion
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Salsa DR
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Salsa DR
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Salsa DR

Luís Carvalho regressou à Salsa, onde iniciou a sua carreira, para reinventar o modelo push up, o ícone da marca. Já Gonçalo Peixoto assina uma colecção para a Decenio que combina o ADN do jovem criador com a intemporalidade e qualidade da marca. As colaborações foram apresentadas na ModaLisboa e no Portugal Fashion, respectivamente, provando que a moda de autor e a indústria devem caminhar, cada vez mais, lado a lado.

Nos designers, as marcas procuram alguém que dê uma nova visão aos clássicos da marca, como observa o director executivo da Salsa, Hugo Martins, em comunicado: “Quando decidimos criar esta colecção, era nossa intenção criar algo com um carácter diferenciador e distintivo, com um intuito de darmos um certo twist às nossas peças.”

Era também isso que a Decenio procurava em Gonçalo Peixoto, que assina a colecção Breeze para o próximo Verão, e que só deverá chegar às lojas em Fevereiro. “A colaboração Decenio X Gonçalo Peixoto traz um novo olhar sobre o Mediterrâneo, reforça a preocupação com a elegância e abre ainda mais espaço para o empoderamento feminino na moda”, nota a responsável de marketing da empresa, Mariane Novais.

Os dois criadores, em conversa com o PÚBLICO, consideram que este tipo de parcerias é sempre vantajoso para ambas as partes. “Temos visto muitas marcas até internacionais a fazer isto e acho que é importante. Ajudam os designers e nós ajudamo-las. Cria novos públicos para mim e novos públicos para elas”, defende Luís Carvalho. “Os dois ganhamos e aprendemos com isso. Tenho a certeza que chegar a novos clientes é um dos objectivos da Decenio e crescer noutra direcção. Acho que vamos conseguir”, celebra, por sua vez, Gonçalo Peixoto.

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Gonçalo Peixoto para a Decenio Ugo Camera/Portugal Fashion

Para o jovem criador, esta foi a oportunidade de conhecer mais a Decenio, “perceber quem é o cliente”, “quais eram os limites”, “o que podia, ou não, criar”. No fim, foi-lhe dada “uma carta-branca” numa colecção que define como ter sido de “experimentação” e “sem barreiras” no que toca à qualidade da confecção. Muitos dos cortes e silhuetas recuperou do acervo da própria marca e deu-lhes um “toque Gonçalo Peixoto”, presente nas minissaias, nos blazers de tamanho exagerado ou até nos tecidos com transparências. O resultado? “Uma colecção muito jovem e fresca.”

Foi também a primeira vez que Gonçalo Peixoto criou para homem, algo que na marca epónima não se vê a fazer num futuro próximo. “Foi uma experiência que não dominava, mas acho que funcionou bem. Conseguimos um bom resultado entre aquilo que era o homem que queria criar para mim e o homem que existe no mercado. É um homem moderno, criativo e cool”, explica, no rescaldo do desfile no PF, na passada sexta-feira.

Um regresso a casa

E se para Gonçalo Peixoto assinar a colecção implicou conhecer a fundo a estratégia da Decenio e os produtos da marca, para Luís Carvalho foi um regresso a casa. Foi na Salsa que o criador iniciou a sua carreira na moda. “Foi desafiante. Deixou-me nervoso voltar a trabalhar com a empresa onde trabalhei antes de começar a minha marca. Mas, ao mesmo tempo, senti que foi fácil porque estava em casa”, confessa o designer.

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Luís Carvalho reinterpretou o modelo push up, a celebrar 15 anos, que “já conhecia muito bem”. E explica: “É um modelo muito técnico em termos de materiais e cortes e trouxe a minha interpretação, o meu design e a minha técnica.” O resultado são cinco modelos de diversas silhuetas com a assinatura do criador, literalmente ─ uma das calças tem a sua assinatura escrita.

“É também uma forma de ter peças mais acessíveis para o consumidor que não consegue ter peças da marca Luís Carvalho que, por norma, são um bocadinho mais caras”, conclui. Os cinco modelos já estão à venda na loja online da Salsa por 149€ cada um.

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