A dieta pode fazer o período desaparecer?

O período pode desaparecer se fizer dieta? O que comemos influencia a TPM? Siga o podcast Vitamina P no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Aquilo que se come ou se deixa de comer pode ter um impacto enorme no ciclo menstrual das mulheres. Neste Vitamina P, exploramos as consequências de uma dieta desequilibrada no ciclo menstrual com Noélia Arruda, autora do livro Manual para a Fertilidade, Gravidez e Amamentação.

Défices nutricionais podem contribuir para sintomas mais agudos da Síndrome Pré-Menstrual, vulgarmente conhecida por TPM (tensão pré-menstrual), que é associada a ansiedade, inchaço e alterações de humor. Outra das grandes consequências de dietas muito restritivas é a amenorreia secundária, ou seja, a ausência da menstruação nas mulheres em idade fértil que antes tinham um período regular.

“Nas dietas restritivas há um défice no consumo de cálcio, de ferro, de legumes que têm muito ácido fólico e isto leva a que exista uma desregulação hormonal”, explica Noélia Arruda. “Muitas vezes esta desregulação hormonal vai levar a ciclos que não têm o número de dias adequados e pode levar a uma TPM muito muito acentuada”, nota. “E nas mulheres em idade reprodutiva a amenorreia impede as mulheres de engravidar porque não há produção de óvulos de qualidade.”

O enfraquecimento dos ossos e, consequentemente, a osteoporose são outros dos problemas.

Durante a entrevista, há ainda tempo de falar do impacto do exercício e daquilo que é essencial incluir na dieta para um ciclo menstrual saudável. A gordura é essencial. “A gordura é dos principais nutrientes para a formação de hormonas”, salienta a nutricionista. “Não estamos a falar de gorduras saturadas, nem de gorduras trans nada disso, estamos a falar de gorduras monoinsaturadas”, clarifica Arruda. É o caso do abacate ou dos frutos secos.

A fechar o episódio, falamos da teoria de que beber água com vinagre ajuda a perder peso e dos estudos usados para a suportar. Como sempre, é preciso ir além das letras grandes.

Siga o podcast Vitamina P no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Sugerir correcção
Comentar