Alemanha nacionaliza a maior importadora de gás russo

Governo alemão vai comprar a Uniper, que entrou em dificuldades financeiras após a redução do fornecimento de gás russo.

Foto
Governo alemão já tinha feito uma primeira intervenção na empresa, que se revelou insuficiente Hannibal Hanschke/Reuters

O governo da Alemanha anunciou nesta quarta-feira que vai nacionalizar a Uniper, a maior importadora de gás natural do país e da Europa, que estava à beira da insolvência por causa da redução do fornecimento de gás russo, na sequência da Guerra na Ucrânia.

O acordo foi negociado entre o governo alemão e a Fortum, empresa finlandesa que é a actual accionista maioritária da Uniper, adiantou a Reuters.

A Alemanha, que já tinha adquirido uma participação de 30% da empresa, vai ficar com a maioria do capital, pagando 480 milhões pela participação restante.

O acordo, adiantou o ministro alemão da Economia, Robert Habeck, prevê ainda a injecção de 8 mil milhões de euros no capital da empresa energética.

A decisão agora anunciada surge depois de a linha de crédito de 13 mil milhões de euros disponibilizada já este ano à empresa se ter revelado insuficiente para fazer face aos cortes do gás natural vindo da Rússia, obrigando a empresa a comprar gás mais caro no mercado para cumprir os seus contratos de fornecimento.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários