Repórter russo admite perdas na Ucrânia – e depois corrige-se

“Estamos a perder um grande número de pessoas, temos feridos”, continuou. Depois, fez uma pausa e disse algo bem diferente: “Estamos a ter muitos sucessos.”

Foto
"Estamos a perder um grande número de pessoas" DR

Numa emissão em directo do canal de televisão russo Россия-1 (Russia-1), o correspondente de guerra Alexander Sladkov admitiu que Moscovo está a sofrer grandes perdas militares na Ucrânia, antes de se corrigir e apresentar outa versão dos factos: o país está a “ter muitos sucessos”.

O momento foi captado, traduzido e partilhado nas redes sociais por Francis Scarr, um repórter da BBC Monitoring, que analisa a informação que passa nos media de Moscovo.

“As pessoas aqui no Donbass estão à espera de um ataque [do Exército russo] com tanta força que [as forças ucranianas] caiam de costas. Um knockout, como se diz”, começou por dizer Sladkov à Россия-1. “Estamos a perder um grande número de pessoas, temos feridos”, continuou. Depois, fez uma pausa e disse algo bem diferente: “Estamos a ter muitos sucessos.”

“Estamos a ter muitos sucessos”, repetiu. “Mas temos, temos...”, começou, antes de voltar a parar. “Estamos a usar aviação de longo alcance. E temos feito grandes danos ao sistema de energia deles”, retomou. “Não acabámos.”

As declarações sobre as perdas russas surpreenderam o jornalista Francis Scarr, que teoriza que Sladkov se esqueceu, momentaneamente, de que estava a falar em directo com jornalistas russos. “A julgar pela forma como mudou a direcção [do raciocínio], penso que Alexander Sladkov se esqueceu de com quem é que estava a falar”, comentou Scarr no Twitter. “Tenho quase a certeza de que esta é a primeira vez que a televisão russa diz algo parecido desde o começo da invasão.”

As declarações de Sladkov chegam numa altura em que as autoridades russas têm evitado comentar a situação na Ucrânia. A contra-ofensiva de Kiev já permitiu recuperar mais de seis mil quilómetros quadrados de território na Ucrânia. Na plataforma de mensagens Telegram, vários nacionalistas russos têm criticado o silêncio de Putin.

Este não é o primeiro lapso que Alexander Sladkov comete em directo. Em Abril, foi criticado nas redes sociais por confundir polaco, ucraniano e americano. “Interessante. Os americanos escreveram [instruções] em ucraniano usando o alfabeto latino”, comentou, ao mostrar armas roubadas às forças ucranianas. Na realidade, as armas, da era soviética, vinham da Polónia e tinham instruções em polaco. Contrariamente a outras línguas eslavas, o alfabeto polaco é inspirado fortemente no alfabeto latino.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários