Excerto de um capítulo de As Prisões Estão Obsoletas? , de Angela Davis

Já chegou às livrarias o livro As Prisões Estão Obsoletas? da activista e académica norte-americana Angela Davis, com prefácio e tradução de Sadiq S. Habib. Aqui pode ler-se parte do capítulo de introdução intitulado Reforma Prisional ou Abolição da Prisão?. O ensaio original é de 2003 e chega agora a Portugal numa edição da Antígona.

Foto
Angela Davis em 2012 © Mark Blinch / Reuters

Na maior parte do mundo, é tido por certo que uma pessoa condenada por um crime sério será enviada para a prisão. Em alguns países que não aboliram ainda a pena capital – incluindo os Estados Unidos –, um número pequeno, mas significativo, de tais pessoas serão condenadas à morte por crimes considerados particularmente graves. A campanha para abolir a pena de morte é familiar a muita gente e, efectivamente, a abolição já aconteceu na maioria dos países. Até os mais veementes defensores da pena capital reconhecerão que ela enfrenta séria contestação. São já poucos aqueles que têm dificuldade em imaginar a vida sem a existência da condenação à morte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar