Booking já esgotou em Coimbra por causa dos Coldplay?

Francisco Veiga afirmou à RTP que a primeira data de concerto dos Coldplay na cidade já tinha esgotado a capacidade de reservas no Booking.

Foto
Coldplay vão actuar em Coimbra no próximo ano REUTERS/Maja Smiejkowska

A frase

“O que eu sei é que no Booking , Coimbra já esgotou capacidade de alojamento para dia 17 Maio.”

Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, à RTP.

O contexto

Na quinta-feira, depois de terem sido confirmados três novas datas para o concerto dos Coldplay no Estádio de Coimbra, o vice-presidente da autarquia declarou à RTP que já não havia locais de alojamento disponíveis para acolher os fãs no primeiro dia de concerto que está marcado para 17 de Maio.

As quatro datas estão esgotadas e, na quinta-feira, a presidente executiva da plataforma Ticketline, Ana Ribeiro, disse à Lusa que a procura de bilhetes para os concertos de Coldplay em Portugal estava a atingir um nível histórico, sem precedentes no país. “É inédito em Portugal, nunca houve tanta procura para um evento em Portugal!”, disse.

Foto
Apesar da grande procura ainda há alojamento disponível em Coimbra DR

A afirmação reforça o comunicado da câmara em que Francisco Veiga salientou que o “Município está a trabalhar para que Coimbra seja palco de grandes concertos, atraindo deste modo milhares de visitantes à cidade”, acrescentando que as quatro datas dos espectáculos já esgotadas “são uma prova inequívoca desse caminho”.

Os factos

Após uma pesquisa feita esta sexta-feira no Booking, verificou-se que ainda havia oferta de alojamento em Coimbra para os quatro dias de concerto da banda britânica. De acordo com o site, foram encontrados 14 alojamentos na cidade de Coimbra com quartos disponíveis para o dia 17 de Maio. No momento em que o PÚBLICO fez a pesquisa verificou que, apesar de cerca de 90% dos alojamentos estarem indisponíveis, ainda era possível fazer reservas entre os dias 17 e 21 de Maio de 2023.

Contudo, não foi possível confirmar se, no momento da declaração do vice-presidente da câmara, os alojamentos estavam esgotados. Neste momento, a maioria dos estabelecimentos tem entre um e cinco quartos disponíveis para as mesmas datas. Ao PÚBLICO, a Câmara de Coimbra explicou que, “no momento em que o vice-presidente da câmara fez as declarações à RTP, o Booking estava efectivamente esgotado”. “Com a procura em massa para esta altura, houve naturalmente novos alojamentos a surgir na plataforma”, acrescenta.

Em suma

A declaração de Francisco Veiga, relativa ao dia de quinta-feira, é verdadeira.


Artigo actualizado às 18h45 com explicações da Câmara de Coimbra

Sugerir correcção
Comentar