Guia para navegar nos aumentos do preço do gás

Os preços grossistas da energia estão a subir e os custos de aquisição das empresas comercializadoras também. A EDP deu o pontapé de saída naquele que poderá ser um movimento relativamente generalizado no mercado livre, mas para o regulado também estão previstas subidas em Outubro.

Foto
Guerra na Ucrânia está a provocar uma subida acentuada de preços da energia. Reuters/STEPHANE MAHE

O anúncio da EDP Comercial de que pretende agravar as facturas de gás dos seus clientes em média em 30 euros a partir de Outubro espelha o período de instabilidade e incerteza do mercado energético a nível internacional. O aumento (válido por três meses) anunciado pela empresa que lidera o segmento residencial no mercado liberalizado vai coincidir com a actualização das tarifas reguladas fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que definiu uma actualização de 8,2% para os preços entre 1 de Outubro e 30 de Setembro de 2023. O PÚBLICO explica-lhe a diferença entre estes dois regimes de comercialização.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários