A laranja chegou para revolucionar o mundo das bebidas?

O que é que a laranja tem a ver com o mundo das bebidas espirituosas? Tudo, depende do bom gosto (e já agora, da astúcia de quem está a confeccionar a bebida). Damos as boas-vindas ao novíssimo Jameson Orange, uma bebida com um sabor cítrico a laranja, com menor teor alcoólico, e que promete surpreender pela frescura e sabor. Vamos a provas?

Foto

Não é novidade que durante a temporada estival as esplanadas têm outro apelo, e que os fins de tarde em casa com amigos podem ser ainda mais divertidos, com pores-do-sol que se estendem até mais tarde. É só acertar na dose certa de animosidade e boa disposição, e o resto flui.

Dentro dos ingredientes secretos que configuram este mood, está a escolha de um bom refresco: e que tal um whiskey? Mas não é um qualquer. É Jameson Orange. Sim: a laranja passou do copo de sumo do pequeno-almoço para o copo de bebida espirituosa, para tornar os fins de tarde deste Verão numa aventura e partilha constantes, à mesa, mas não só. Ora vejamos.

A laranja no centro de tudo

O mundo da mixologia – como quem diz das bebidas espirituosas e dos cocktails – está em constante evolução e ebulição. E ainda bem. Se antes a escolha era directa e concisa – ou vodka, ou gin, ou rum ou whiskey – hoje temos uma panóplia de bebidas espirituosas para provar, que agradam a gregos e a troianos, e que são ainda melhores e mais bem apuradas.

Este Verão, Jameson decidiu inovar e apostar na laranja para criar Jameson Orange, um whiskey irlandês triplamente destilado, com sabor forte a laranja. No nariz, captam-se aromas excepcionalmente bem equilibrados dos suculentos citrinos da laranja amarga, com um toque de doçura, e no paladar a sensação é a de suavidade, com notas distintivas de casca de laranja, numa de mistura especiarias, baunilha e com um ligeiro sabor a frutos secos (sobretudo nozes). Uma explosão de sabores.

O teor alcoólico é menor que o habitual – apenas 30% - mas o sabor mantêm-se. Deve ser bebido de preferência a 10 graus – temperatura perfeita – e num copo alto. Jameson Orange tanto pode ser bebido em estado puro ou em combinação com outros ingredientes, dando origem a vários cocktails, como por exempo, o Jameson Orange Mule.

Jus à tradição: um irlandês centenário

Como manda a tradição, Jameson Orange também é fiel aos seus antepassados. Em 1780, o whiskey Jameson começou por ser produzido na famosa destilaria de Bow Street, em Dublin. Para tal, John Jameson seleccionou os melhores barris, a melhor cevada e a mais pura água irlandesa, conferindo-lhe ainda uma tripla destilação. Hoje pertence à Pernod Ricard, é a marca de Irish Whiskey mais vendida em todo o mundo (sendo apreciado em mais de 110 países), e mantém-se rigoroso na confecção e na qualidade, mas com uma actualização para os tempos contemporâneos”.​

Para Joana Franco, Head of Marketing da Pernod Ricard Portugal, esta é uma novidade essencial. “Identificámos que flavours são uma tendência de consumo em crescimento e, por isso, enquanto marca inovadora, apostámos no lançamento de Jameson Orange de forma a respondermos às dinâmicas do mercado e, simultaneamente, irmos ao encontro das necessidades do consumidor. Esta nossa abordagem assente na inovação irá estender-se a outros produtos que brevemente apresentaremos também ao mercado”.

Embora o perfect serve sugerido pela marca seja juntar 5cl de Jameson Orange a 10cl de 7up, há também cocktails igualmente descomplicados e perfeitos para os dias mais quentes, como o Jameson Orange & Tonic e o Jameson Orange Mule.

Sugerir correcção
Comentar