Depois de recusa do Exército, Bolsonaro tenta ter Força Aérea e Marinha em desfile no Rio

Presidente brasileiro muda local do desfile de 7 de Setembro e pretende encontrar-se com apoiantes neste dia no Rio de Janeiro.

Foto
Bolsonaro numa cerimónia militar, no ano passado Adriano Machado/Reuters

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a tentar que Força Aérea e Marinha participem num desfile no dia 7 de Setembro, data em que o Brasil comemora a sua independência, no Rio de Janeiro, onde o Presidente tem planeado encontrar-se com apoiantes da sua candidatura.

O Exército resistiu à ideia de realizar um desfile militar em Copacabana, como pretendia Bolsonaro, diz a Folha de S. Paulo – tradicionalmente, o desfile desta data no Rio acontece na Avenida Presidente Vargas.

Perante esta recusa, o Presidente quer agora ter navios de guerra nas águas do mar, visíveis a partir de Copacabana, e demonstrações de aviões da Força Aérea. Tanto a Marinha como a Força Aérea disseram à Folha que não tinham ainda recebido qualquer comunicação oficial em relação a este assunto.

As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na capital, Brasília, contarão com a presença do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que já teve aprovação da Assembleia da República para uma viagem oficial ao Brasil entre os dias 6 e 10 de Setembro.

Na última visita oficial de Marcelo ao Brasil, no início de Julho, Bolsonaro “desconvidou” o Presidente português, dizendo que o fazia porque este tinha marcado um encontro com o antigo Presidente Lula da Silva.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários