Partidos defendem que bastonários devem entregar declaração de rendimentos no TC

Com as ordens a desempenharem funções públicas e com bastonários a receberem salários acima dos 5 mil euros, faz sentido aumentar o escrutínio a quem desempenha esta função? Partidos acham que sim.

Foto
Maioria dos partidos vê com bons olhos o aumento do escrutínio aos bastonários das Ordens Profissionais Daniel Rocha

No conjunto de alterações ao projecto de lei do PS sobre o acesso às profissões reguladas (e que seguiu agora para a especialidade, com o apoio dos socialistas, IL, PAN e três deputados do PSD) não consta qualquer referência ao aumento do escrutínio e transparência dos bastonários. Porém, questionados pelo PÚBLICO, os partidos tendem a concordar com o aumento da transparência de quem quem desempenha estas funções, nomeadamente através da entrega de declarações de rendimentos, património e cargos sociais ao Tribunal Constitucional à semelhança do que fazem os titulares de altos cargos públicos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar