PCP e Joaquim Santos anunciam substituição do presidente da Câmara do Seixal

Autarca será substituído pelo vice-presidente nas “próximas semanas”.

Foto
Joaquim Santos cumpre o seu último mandato na Câmara do Seixal PEDRO FAZERES/ARQUIVO

O Partido Comunista Português (PCP) e o presidente da Câmara Municipal do Seixal anunciaram esta quarta-feira, 10 de Agosto, a substituição do autarca, confirmando a notícia que o PÚBLICO avançou esta manhã.

Na nota que enviou ao PÚBLICO, na tarde desta quarta-feira, o PCP adianta que a troca terá lugar nas “próximas semanas” e que foi consensualizada entre o autarca e o partido.

“A substituição de Joaquim Santos corresponde a uma consideração colectiva que, de acordo com a vontade do próprio, se efectivará, nos termos da lei, nas próximas semanas, assegurando continuidade do reconhecido trabalho e projecto da CDU no concelho”, refere fonte da Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP.

Poucas horas depois desta confirmação, o próprio autarca, que na mesma tarde se tinha recusado, em reunião pública do executivo municipal, a revelar a saída, publicou uma comunicação de vídeo na sua página no Facebook em que assume que vai cessar funções “dentro de algum tempo”.

“Foi um trabalho extraordinário, o que fizemos neste trajecto, mas, dentro de algum tempo terminará, pelo menos para mim. São 20 anos ao serviço desta população, que entendo que devo, neste momento, cessar, em virtude de voltar à minha carreira profissional”, declarou Joaquim Santos ao início da noite.

O ainda presidente da autarquia agradeceu a confiança dos munícipes e expressou “toda” a sua “confiança no Dr. Paulo Silva, que será assim o próximo presidente da Câmara Municipal do Seixal, bem como a todos os vereadores da CDU e aos trabalhadores que nos acompanham”.

Joaquim Santos esclareceu que ainda vai continuar mais algum tempo, para ajudar a preparar o próximo orçamento municipal.

“Não é já a despedida de presidente da câmara municipal, continuarei mais algum tempo até prepararmos a transição para o novo Plano de Actividades e Orçamento para 2023, que estamos a preparar, para que a transição se faça com todas as condições e que esta câmara municipal continue do lado dos cidadãos, dos desenvolvimento e da qualidade de vida”, disse.

Sobre o futuro, o autarca garantiu que continuará a ser “militante do PCP e que irá ter “novas tarefas” no partido. Não adiantou quais, mas o PÚBLICO sabe que será responsável pela área do património.

Joaquim Santos foi reeleito para o terceiro e último mandato com 37,7% dos votos, nas autárquicas de 2021, num resultado considerado o melhor obtido pela CDU na península de Setúbal, uma vez que subiu mais de 1% e obteve mais quase dois mil votos, em contraciclo com a queda generalizada nos restantes municípios.

Paulo Silva, o futuro presidente da Câmara do Seixal, é advogado, tem 55 anos e, além da vice-presidência, detém os pelouros da Cultura, Juventude, Participação, Desenvolvimento Social e Saúde

Sugerir correcção
Ler 9 comentários