D. Pedro I, D. Pedro IV. Imperador e rei. Rupturas e continuidades na relação Portugal-Brasil

O fim do império não significa descolonização nem a cessação da influência mútua entre a ex-metrópole, Portugal, e a antiga colónia, Brasil. O conceito de independência pode ocultar mais do que revela.

Foto
Coroação de D. Pedro numa pintura de Jean-Baptiste Debret ACERVO ARTÍSTICO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - PALÁCIO ITAMARATY wikicommons

As décadas entre a transferência da Corte Real de Lisboa para o Rio de Janeiro, em 1808, e o fim da Guerra Civil Portuguesa, em 1834, foram marcadas pela retração imperial, à medida que o território controlado pela coroa portuguesa diminuía acentuadamente. A independência do Brasil, declarada por D. Pedro em 1822 e reconhecida oficialmente pelo Governo português em 1825, conduziu ao termo definitivo do domínio luso no Novo Mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários