Cine Clube de Viseu dedica ciclo ao cinema contemporâneo americano

Foto
«Queres ser John Malkovich», de Spike Jonze, é um dos filmes que será exibido no ciclo «Era uma vez na América» DR

O Cine Clube de Viseu (CCV) inicia hoje um ciclo de cinema dedicado à recente produção norte-americana. "Era uma vez na América" tem como objectivo mostrar uma nova geração da cinematografia americana e provar "que não é sensato negar qualidade ao cinema produzido nos Estados Unidos, nem associar o cinema de autor unicamente às longas-metragens que se produzem na Europa".

"É necessário ter um olhar mais atento sobre o cinema que se faz nos Estados Unidos. Há uma geração mais nova, em que não se manifesta o consumo menos crítico e menos analítico que se encontra na maioria dos filmes americanos", explicou ao PUBLICO.PT Rodrigo Francisco, da direcção do CCV."Numa linha que recupera quer 'Uma vez na América', de Sergio Leone, ou 'Uma história simples', de David Lynch, o que se encontra primeiro [nesta mostra] é um debruçar onírico que se desperta e nos desperta em personagens, valores, espaços e épocas míticas", diz um comunicado de imprensa do CCV. "São filmes que denotam a urgência e a inevitabilidade de olhar os segredos da alma americana, nos seus medos, nas suas memórias, na sua relação imediata com o que acontece e lhe acontece".
Inserido também neste ciclo, o Cine Clube de Viseu vai exibir "Por um fio", de Martin Scorsese, que Rodrigo Francisco considera "um dos bons cineastas americanos".
O ciclo inicia-se dia 30 de Abril com a exibição de "Snatch- Porcos e Diamantes", de Guy Ritchie, um filme que mistura referências do cinema negro americano e do realismo britânico.
Seguem-se "Verão Escaldante", de Spike Lee (1 de Maio); "Queres ser John Malkovich", de Spike Jonze (2 de Maio); "Por um fio", de Martin Scorsese (8 de Maio); "Traffic - Ninguém sai ileso", de Steven Soderbergh (15 de Maio); "Homem na Lua", de Milos Forman (22 de Maio); e "As Virgens Suicidas", de Sofia Coppola.
Durante as sessões a organização da mostra distribui um boletim informativo com a ficha dos filmes, o argumento e recolha de críticas publicadas nos jornais.

Sétima Europa 2001 dedicada ao cinema espanhol

O Cine Clube de Viseu está também já a preparar a 2ª mostra "Sétima Europa", conjuntamente com o ACERT. Este ano, segundo Rodrigo Francisco, o CCV decidiu reformular a iniciativa. "O ano passado fizemos uma mostra ampla, com filmes nunca antes estreados em Viseu. No entanto, achámos que era um pouco vago abordar o cinema europeu dessa maneira. Porque existem vários cinemas europeus, com vários autores. Não se pode falar de cinema europeu no geral, como também não existe apenas um cinema português".
Como tal, este ano, o "Sétima Europa" terá uma retrospectiva dedicada à cinematografia espanhola, onde serão exibidos filmes desde os anos 50, passando por Buñuel e Almodóvar. Os fimes mais recentes serão exibidos ao ar livre, no Parque da Cidade.
Para além da exibição de longas-metragens, o "Sétima Europa 2001" apresenta também uma exposição, debates informais sobre o cinema espanhol, seminários e ateliers. Será ainda lançado um catálogo dedicado ao cinema espanhol com textos inéditos de convidados e críticos.
"Ao dedicarmos todos os anos a mostra a uma cinematografia específica, estamos a fazer com que as pessoas ganhem um conhecimento importante e bem cimentado dos cinemas europeus", diz Rodrigo Francisco.
No início de Maio, a organização espera ter o programa concluído, estando neste momento apenas à espera da confirmação de convidados e de distribuidoras relativamente às longas-metragens.

Sugerir correcção
Comentar