Transportes gratuitos para maiores de 65 anos em Lisboa arrancam na próxima semana

Idosos passam a poder deslocar-se gratuitamente nos transportes públicos para a semana, numa data ainda a anunciar. Para os jovens estudantes até aos 23 anos, a medida começa apenas em Setembro.

Foto
Medida vai entrar em vigor na próxima semana, numa data a anunciar Rui Gaudencio

O vereador da mobilidade na Câmara de Lisboa, Ângelo Pereira, afirmou nesta terça-feira que a partir da próxima semana os lisboetas com mais de 65 anos vão ter acesso ao passe gratuito. A Câmara Municipal de Lisboa teve parecer favorável do Tribunal de Contas para antecipar o lançamento desta medida para os idosos. Os jovens até aos 23 anos vão ter que aguardar até Setembro, como explicou o vereador numa reunião da 8ª Comissão Permanente.

A proposta de transportes públicos gratuitos na cidade foi aprovada por unanimidade no dia 21 de Abril pela Câmara de Lisboa, que estabeleceu um acordo com a empresa Transportes Metropolitano de Lisboa. Esta medida abrange jovens entre os 13 e os 18 anos, estudantes do ensino superior até aos 23 anos, incluindo os alunos dos cursos de medicina e arquitectura até aos 24 anos, e maiores de 65 anos, sendo obrigatório ter residência fiscal no concelho de Lisboa. No entanto, a medida não abrange alunos de 18 anos que frequentam cursos profissionais devido à necessidade de apresentarem uma matrícula do ensino superior. Questionado sobre esta informação, Ângelo Pereira afirmou que iria averiguar a situação junto à TML.

A proposta "Amarelinhos" apresentada pelo Livre para a criação de um transporte escolar para crianças na capital está já em “fase avançada” pela Carris, que vai implementar um projecto-piloto em Setembro em duas escolas, que ainda não foram escolhidas. Com a implementação de passes gratuitos, o objectivo da Câmara Municipal de Lisboa é de atingir entre 40 a 45 mil lisboetas com mais de 65 anos, 15 mil jovens menores de 18 anos e 15 mil estudantes universitários.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários