Tempestade perfeita põe o euro a valer tanto como o dólar

Por breves minutos, um euro passou a valer, nos mercados cambiais, menos que um dólar. Um resultado que já não acontecia há quase 20 anos e que é a consequência de uma conjuntura em que economia dos EUA dá sinais de resistir melhor à pandemia e à guerra na Ucrânia do que a europeia.

Foto
Uma depreciação do euro face ao dólar tem a vantagem, do ponto de vista económico, de tornar as exportações europeias para os EUA mais competitivas Reuters/DADO RUVIC

Para além do habitual papel de refúgio que o dólar desempenha para os investidores em tempos de instabilidade como o actual, a perspectiva de recessão na zona euro e a diferença no ritmo de subida de taxas de juros dos bancos centrais levou a moeda única europeia a perder rapidamente o seu valor face a um dólar cada vez mais forte. Pela primeira vez em quase 20 anos, um euro deixou de valer mais do que um dólar. E a expectativa nos mercados é de manutenção da tendência de depreciação nos próximos tempos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários