Porque é que somos ansiosos? A culpa é da genética, mas não só, defendem especialistas

O psiquiatra Gustavo Jesus explica, no novo livro 300 mil anos de ansiedade, as origens da ansiedade. Já a psicóloga Sophie Seromenho publicou um guia prático com os primeiros socorros para combater esta perturbação mental.

Foto
"O comportamento ansioso dos pais também condiciona as crianças", acredita o psiquiatra Gustavo Jesus Matilde Fieschi

Porque é que a ansiedade não nos larga? Somos ansiosos por natureza e esta característica fará sempre parte da humanidade. Mas há quem tenha maior propensão a desenvolver ansiedade patológica, que “causa sofrimento e disfunção”, fruto da carga genética, defende o psiquiatra Gustavo Jesus no novo livro 300 Mil Anos de Ansiedade, editado pela Lua de Papel. Já a psicóloga Sophie Seromenho dá dicas para os primeiros socorros para combater a doença do século em Não é Loucura, é Ansiedade, publicado pela Contraponto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários